Um gato-do-mato, conhecido também como gato-maracajá, invadiu um galinheiro em Jaraguá do Sul na manhã desta quarta-feira (18). O animal selvagem foi encontrado pelo dono da propriedade, que acionou rapidamente a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para realizar o resgate.
Continua depois da publicidade
Quando o biólogo Christian Raboch Lempek chegou na propriedade, o animal estava escondido na parte de cima do galinheiro. O profissional pondera que o gato-maracajá deve ter invadido o ambiente para caçar uma galinha.
Lempek ainda revela que o aparecimento do gato-do-mato, que é ameaçado de extinção, é raro na região. Na maior parte dos casos, segundo o biólogo, o animal já é encontrado atropelado ou morto.
— Mas, felizmente, a gente conseguiu resgatar esse bichinho vivo. A pessoa [dona do imóvel] consciente acabou ligando para a gente e fomos até o local. Se não tivesse um trabalho de resgate de fauna sendo feito com seriedade por muito tempo, provavelmente a pessoa teria matado o animal. Mas, como conhece o trabalho, sabe que a gente tem todo um trabalho de conservação aqui na região acabou entrando em contato com a gente para a gente fazer o resgate — relatou o biólogo.
Lempek ainda revelou que, após análise veterinária, foi constatado que o animal não apresentava nenhum ferimento. Por isso, o gato-maracajá já foi solto em uma área de conservação na cidade do Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Confira momento do resgate do animal selvagem
Leia mais
Como criminosos planejaram mega-assalto e para onde levariam carros de luxo de Jaraguá do Sul
Quem são os filhotes resgatados que chegam ao Parque Zoobotânico de Joinville; veja fotos
Joinville tem aval para empréstimo de R$ 350 milhões para parque ao lado de rio e habitação
 
				 
                                     
                            
                            




