O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou um vídeo em que ensina como salvar a vida de um bebê, vítima de engasgamento, em um minuto. A gravação mostra, em um passo a passo, o procedimento a ser feito para desobstrução de vias aéreas (assista abaixo).
Continua depois da publicidade
São movimentos simples de tapotagens, combinados com compressões. As manobras são indicadas para casos envolvendo crianças com até um ano de vida, geralmente engasgadas durante a amamentação ou até quando acabam colocando algum brinquedo na boca.
A primeira recomendação é ligar para o 193. Sempre que possível, é bom que uma pessoa faça a ligação no viva voz enquanto a outra executa as manobras indicadas pelo socorrista do outro lado da linha.
Saiba o passo a passo
- O primeiro passo é colocar a criança de bruços no antebraço e, com os dedos, manter a boca do bebê aberta.
- Depois, o adulto deve se ajoelhar e apoiar na perna o braço que segura o bebê. A criança deve estar levemente inclinada com a cabeça para baixo.
- Em seguida, devem ser feitas cinco tapotangens entre as escápulas da criança.
- Finalizado isso, o bebê deve ser virado de barriga para cima, para verificar se ele voltou a respirar. Se a resposta for não, o adulto deve fazer cinco compressões com os dedos da mão entre os mamilos da vítima.
Se mesmo assim a criança não voltar a respirar ou chorar, o procedimento deve ser repetido até que o socorro chegue. É preciso ficar calmo para seguir todas as recomendações do socorrista que estiver atendendo ao chamado através do telefone 193.
Continua depois da publicidade
Assim que a criança voltar a respirar, a orientação é colocá-la de lado e aguardar a chegada dos bombeiros.
Assista ao vídeo educativo dos bombeiros
Leia mais
Recém-nascido é salvo de engasgamento por manobra de avó no Oeste de SC