A baleia cachalote que encalhou na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, foi escoltada e transferida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até Florianópolis, na noite do último sábado (11). O animal tem 3,6 metros de comprimento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
O animal foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos de Florianópolis, onde vai receber tratamento. Durante o trajeto, os policiais abriram caminho em meio ao trânsito congestionado da BR-101 e chegaram ao destino, bairro Rio Vermelho, por volta das 23h.
Para mantê-la viva, foi necessário montar uma espécie de “piscina” na praia, onde veterinários monitoraram a frequência cardíaca e respiratória, além de tratar o quadro de afogamento e fadiga. Os técnicos também atuaram para manter a hidratação, essencial para a sobrevivência da cachalote-pigmeu.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Associação R3 animal, a cachalote morreu na noite de domingo (12). O animal foi encaminhado para necropsia, para tentar identificar o motivo do encalhe e a possível causa da morte.
Leia também
FOTOS: Abertura do Natal de Joinville tem 38 mil pessoas e show de luzes
Prefeitura de Joinville prepara novo concurso; saiba quais setores terão vagas
Homem desaparece após tentar buscar cooler que caiu em pedras de mirante em praia de SC