Uma carreta carregada com 37 toneladas de soja evitou um acidente após utilizar a área de escape na BR-376, entre Santa Catarina e Paraná, na manhã desta quarta-feira (3). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa que administra a rodovia, o condutor da carreta 7 eixos percebeu uma falha nos freios a um quilômetro do dispositivo de segurança, adentrando 50 metros no local. 

Conforme a concessionária, o dispositivo de segurança é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios.

Veja o vídeo

Continua depois da publicidade

Como funcionam as áreas de escape

Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris envia os operadores da concessionária para atender à ocorrência e a retirada do veículo. Esse time conta com profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.

A Arteris investiu R$ 38 milhões nas áreas de escape que, desde 2019 até o momento, foram responsáveis por reduzir em 56% o número de acidentes nessas estradas. As iniciativas de segurança da companhia fazem parte das medidas firmadas com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida e trânsito mais seguro.

Leia também

Barra Velha quer identificar e multar motoristas que estacionam na areia da praia

Única LaFerrari do Brasil é emplacada em Joinville e terá IPVA de valor astronômico em 2024

Destaques do NSC Total