Uma cobra-coral verdadeira, a mais venenosa do Brasil, foi flagrada por um casal durante um passeio no Mirante de Joinville, na manhã de sexta-feira (13). O vídeo (veja abaixo) mostra o momento em que os moradores encontraram o animal na subida do ponto turístico.

Continua depois da publicidade

Cobra venenosa apareceu no Mirante de Joinville

O registro foi feito por Paulo Vicente Gruner de Souza e Monique Adrien Campos dos Santos, moradores do bairro Bom Retiro. O casal, que costuma caminhar no Mirante com frequência, nunca havia visto uma cobra no local.

— Minha esposa quem viu primeiro, eu nem iria notar. Não me espantei, pois já imaginava que poderia acontecer de ver uma cobra, mas fiquei surpreso, ela chamou a atenção devido à coloração — conta Paulo Vicente.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nas imagens, é possível visualizar que o animal rasteja próximo à estrada onde as pessoas que visitam o lugar costumam passar.

— Estávamos no habitat dela. No começo ela estava imóvel, mas depois de um tempinho começou a se mexer — disse.

Conheça as cobras mais comuns em SC

Cobra é a mais venenosa do Brasil

Para identificar a serpente, a reportagem do NSC Total enviou as imagens para o biólogo Thiago Toniolo, que afirmou que se trata de uma cobra-coral verdadeira. Com cores avermelhadas e escuras, o animal pode ser confundido com uma cobra-coral falsa.

Continua depois da publicidade

A espécie que aparece no vídeo é a mais venenosa do Brasil, e por isso, é uma das mais perigosas.

— A diferença entre as cobras mais perigosas é o tipo de veneno. Enquanto o da cobra-coral verdadeira age mais rápido no sistema nervoso, sendo mais fácil de causar morte, as jararacas, por exemplo, causam mais danos locais, como necrose e amputação — explica o profissional.

Assista ao vídeo da cobra-coral verdadeira no Mirante de Joinville

Apesar de estar na lista das mais peçonhentas do país, o biólogo afirma que os acidentes com o animal são raros.

— É muito difícil um acidente com ela, não é nada agressiva. O animal não vai dar o bote, somente se você sentar nela ou colocar a mão em cima — disse Thiago.

As cobras-corais verdadeiras são carnívoras e se alimentam de outras cobras, lagartos, peixes e sapos. Como o animal é natural da Mata Atlântica, pode ser visto no Mirante de Joinville, já que é cercado pelo bioma de floresta tropical.

Continua depois da publicidade

Leia também

O nome do seu cachorro ou gato pode ser um dos mais comuns do Brasil

10 animais em extinção no Brasil