A inteligência artificial (IA) segue auxiliando o Programa Praia + Segura durante a temporada em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense. Desde a instalação da tecnologia, em 30 de outubro de 2025, uma pessoa já foi salva de uma situação de perigo na Praia do Tabuleiro. Outros 47 banhistas ainda foram identificados em locais de risco e orientador por guarda-vidas.
Continua depois da publicidade
Entre 1º de novembro e 14 de dezembro, mais de 30 mil banhistas foram contabilizados em pontos estratégicos da orla de Barra Velha. Além disso, 15 embarcações foram monitoradas durante o período.
Veja fotos
Resgate na Praia do Tabuleiro
As câmeras de monitoramento flagraram um homem em situação de risco extremo na Praia do Tabuleiro no último sábado (13). Quando a tecnologia identificou o perigo, os guarda-vidas já foram notificados e entraram em ação.
Nas imagens, é possível ver que o homem estava na água em um trecho de bandeira vermelha, ou seja, com alerta de alto risco de afogamento. Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar se lançaram ao mar e realizaram o resgate com sucesso.
— Estou muito feliz com os avanços que o videomonitoramento vem proporcionando à atividade de salvamento aquático e ao serviço de guarda-vidas em Barra Velha. São recursos que proporcionam melhorias tanto na fase de prevenção, como também na nossa resposta e que, somadas à radiocomunicação efetiva, fazem com que sejamos cada vez mais fortes na prevenção a afogamentos nas nossas praias — destaca o comandante e capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha, Rafael Manoel José.
Continua depois da publicidade
Confira como foi o resgate
Tecnologia que salva vidas
De acordo com a prefeitura de Barra Velha, a comunicação em tempo real entre os guarda-vidas que atuam no Centro de Tecnologia e Inovação e nos postos de salvamento permite respostas mais rápidas, preventivas e eficazes, priorizando a preservação de vidas.
— Os resultados refletem planejamento, tecnologia, inovação e uma coordenação eficiente que faz a diferença na segurança de moradores e turistas, visando a preservação da vida — afirma o coordenador do Centro Regional de Tecnologia e Inovação, Everson Brandão.
O Programa Praia + Segura foi desenvolvido pelo Centro Regional de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barra Velha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e com apoio institucional das associações Associação Brasileira de Telecomunicações e Inovações (Abratex) e da Associação de Salvamento Aquático de Barra Velha (ASABV).
— O Programa Praia + Segura demonstra que investir em tecnologia e integração salva vidas. Nosso compromisso é proteger moradores e turistas, garantindo um litoral cada vez mais seguro para todos — diz o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.
Continua depois da publicidade







