A retirada de uma colmeia de abelhas mobilizou uma operação delicada. A retirada, pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), precisou acontecer pois os insetos estavam em uma Estação Elevatória de Esgoto da Rua 2950, esquina com a Avenida Brasil. A ação terminou na noite desta quinta-feira (28).
Continua depois da publicidade
Os trabalhos, conduzidos por um apicultor especializado contratado pela Emasa, iniciaram às 20h30 e durou três horas. A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito da Prefeitura, que auxiliaram no isolamento do entorno para garantir a segurança de moradores, pedestres e motoristas.
Motociclista arrisca manobra em Balneário Camboriú, mas se dá mal e moto vai para o pátio
As abelhas, da espécie Apis mellifera, foram transportadas para uma área fora do perímetro urbano, onde permanecerão para produção de mel. A ação seguiu orientações da Defesa Civil, que indicou a realização do procedimento à noite para reduzir riscos à população. Segundo o diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade, a medida foi planejada de forma a preservar tanto a comunidade quanto o enxame.
Continua depois da publicidade
— A operação foi um sucesso e demonstra a importância de realizar todo o trabalho com segurança. Estamos em processo de reforma da fachada da Elevatória e, durante a desmontagem de uma parte da estrutura, descobrimos a grande colmeia. Agradecemos à Defesa Civil pelas orientações, que foram fundamentais para definirmos o horário mais adequado, garantindo que o procedimento fosse realizado sem riscos — destacou.
Leia mais
Semana de Cinema: como garantir ingressos a R$ 10 em Balneário Camboriú
Motociclista morre em grave acidente na BR–101 em Itajaí
Obras de revitalização fecham acesso ao Morro do Careca em Balneário Camboriú