Dois caminhões evitaram acidentes após utilizarem a área de escape da BR-376, entre Santa Catarina e Paraná, na madrugada desta quinta-feira (30). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O primeiro caso aconteceu por volta de 0h20min, quando uma carreta em alta velocidade com 33 toneladas de milho adentrou 95 metros na área após perder os freios.

Onze minutos depois, outra carreta com 17 toneladas de bobina de plástico também usou o local para evitar um acidente. O condutor utilizou 35 metros do espaço. Nas imagens divulgadas pela Arteris Litoral Sul, é possível ver o segundo veículo entrando no local com o outro caminhão ainda sendo retirado.

Em ambos os casos, de acordo com informações da Arteris Litoral Sul, ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

Como funcionam as áreas de escape

Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris envia os operadores da concessionária para atender à ocorrência e a retirada do veículo. Esse time conta com profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.

A Arteris investiu R$ 38 milhões nas áreas de escape que, desde 2019 até o momento, foram responsáveis por reduzir em 56% o número de acidentes nessas estradas. As iniciativas de segurança da companhia fazem parte das medidas firmadas com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a preservação da vida e trânsito mais seguro.

Veja fotos das áreas de escape da BR-376:

Leia também

Operação prende um vereador e cumpre mandados em dois gabinetes em Joinville

Destaques do NSC Total