Um grupo ficou ilhado em Orleans, no Sul de Santa Catarina, após ser surpreendido pelo aumento repentino do rio Laranjeiras durante um acampamento entre a madrugada e a manhã deste domingo (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, foi necessário acionar o helicóptero Arcanjo 01 devido a complexidade da ocorrência. Todas as vítimas foram resgatadas com vida.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros foram acionados por volta de 2h45min deste domingo para socorrer o grupo que estava às margens do rio. Segundo a Defesa Civil, o município registrou 83 milímetros de chuva em 24 horas.
Por volta das 6h, duas vítimas já haviam sido resgatadas, mas os bombeiros precisaram acionar o Arcanjo 01 para socorrer a última pessoa. A ocorrência foi dada como complexa devido à forte correnteza do rio, grande volume d’agua e por ser tratar de um local de dífícil acesso.
O atendimento pré hospitalar da última vítima ficou aos cuidados da equipe médica do Arcanjo 01. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das outras vítimas.
Veja o vídeo
Continua depois da publicidade
Chuvas causam alagamentos e interditam rodovias
Além do resgate do grupo no Sul de Santa Catarina, as chuvas intensas também causaram outros estragos entre este sábado (23) e domingo. Duas famílias de Curitibanos, na Serra catarinense, foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros a deixarem as suas casas após uma queda de muro ser registrada na região. O município fará uma análise técnica do local.
Na SC-120, ainda em Curitibanos, uma pedra foi removida do Km 237,3 na manhã desta domngo. O local foi sinalizado e recebeu manutenção da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
Na Serra do Rio do Rastro, também na Serra catarinense, quedas de barreiras provocaram uma interdição temporária da rodovia na noite deste sábado (23). A via foi liberada, mas a Polícia Militar Rodiviária (PMRv) pede para que os motoristas dirijam com atenção.
Na SC-110, em Urubici, um deslizamento de terra interditou totalmente a Serra do Avencal por volta de meio-dia deste domingo. Na cidade, de acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva foi de 84 milímetros em 24 horas.
Continua depois da publicidade
Em Lages, a Defesa Civil registrou alagamentos em vias públicas. A cidade não tem desabrigados, desalojados e casas afetadas pelas chuvas.
Conforme a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Videira, Água Doce, no Meio-Oeste, e em São José do Cerrito, na Serra, com 115 milímetros, 112 milímetros e 104 milímetros, respectivamente, registrados nas últimas 24 horas.
Veja as fotos de chuva em SC
Leia também
Chuvas intensas afetam 34 cidades e deixam mais de 500 desalojados no Rio Grande do Sul






