nsc

publicidade

Em Passo de Torres

VÍDEO: Homem reage a abordagem e policial acaba hospitalizado no Sul de SC 

Após ter carro apreendido, motorista recebeu voz de prisão de PMs por desacato, mas reagiu e imobilizou agente pelo pescoço

19/09/2019 - 21h10 - Atualizada em: 19/09/2019 - 21h48

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Homem foi abordado porque dirigia veículo com licenciamento vencido e partiu para o enfrentamento com dois PMs
Homem foi abordado porque dirigia veículo com licenciamento vencido e partiu para o enfrentamento com dois PMs
(Foto: )

Uma abordagem de trânsito terminou com um policial militar hospitalizado nesta quinta-feira (19) em Passo de Torres, no Sul de Santa Catarina. Após ter o carro apreendido, o motorista de um Gol reagiu à ação de dois policiais militares e acabou rendendo um deles pelo pescoço. Segundo a Polícia Militar (PM), o agente desmaiou e precisou ser levado para o hospital. Após receber atendimento, ele passa bem.

O caso foi registrado cinco dias depois de um policial militar ficar ferido após ser atacado por socos e chutes durante abordagem a um motorista que apresentava sinais de embriaguez ao volante em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

Parte da ação desta quinta-feira, que ocorreu na Rua Beira Rio, foi filmada por populares. As imagens começam mostrando a tentativa de um dos policiais de algemar o homem, que tenta a todo momento se desvencilhar.

Em uma das tentativas, o policial é rendido pelo motorista, que o imobiliza pelo pescoço e o derruba no chão. Os dois caem e outro policial passa a dar socos no motorista para tentar fazer com que ele solte o PM que está caído. O homem só solta o policial após ser atingido por dois disparos de efeito moral.

Assista ao vídeo da confusão

PM registra fato como desacato

O boletim da PM registrou o fato como desacato, desobediência, resistência e tentativa de homicídio doloso. A abordagem aconteceu por volta das 11h desta quinta (19).

A PM registrou que os policiais pararam um Gol conduzido por um homem, com uma caroneira, e verificaram que o carro estava com o licenciamento vencido. Depois de ser informado que o veículo seria apreendido, o homem passou a demonstrar agressividade, conforme o registro policial.

Ainda de acordo com a PM, o motorista chegou a ser liberado, mas continuou "a proferir palavras de baixo calão contra a guarnição", o que fez com que recebesse voz de prisão por desacato.

A PM também informou que ele chegou a usar um facão, mas que o soltou em seguida.

O homem finalmente foi contido e acabou preso, encaminhado à delegacia de Passo de Torres. A reportagem não conseguiu contato com a Polícia Civil da cidade para saber se ele continua preso.

Comandante da PM se manifesta

Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, o coronel Araújo Gomes divulgou um vídeo nas redes sociais em que classificou o caso como um novo episódio de agressão contra um policial da corporação.

— Quero dizer que, com a colaboração da Polícia Civil, nós vamos garantir para que esse cara seja responsabilizado, duramente responsabilizado. Quero também aproveitar a ocasião para relembrar alguns princípios nossos, legais e doutrinários: o uso da força é legítimo e legal quando em legítima defesa de próprio ou de terceiro — comentou.

Confira a declaração na íntegra

Agressão em Jaraguá do Sul

No último sábado (14), em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, um policial militar ficou ferido após ser atacado por socos e chutes durante abordagem a um motorista que apresentava sinais de embriaguez ao volante.

O caso ocorreu por volta das 23h30min, na rua Domingos Rodrigues da Nova, no Centro da cidade. O policial foi levado para o hospital com ferimentos na cabeça, enquanto o suspeito foi detido e encaminhado à delegacia de polícia.

De acordo com relatório da Polícia Militar (PM), o ato aconteceu logo depois que policiais militares, que faziam rondas na rua, flagraram o condutor de um carro Renault Sandero realizando manobras perigosas, popularmente conhecidas como "cavalo de pau", na região central da cidade. Eles deram sinal de parada, mas o homem tentou fugir e foi abordado em seguida.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade