nsc
dc

Tecnologia

VÍDEO: imagens mostram cirurgia de gêmeos ainda na barriga da mãe em Florianópolis 

Procedimento foi realizado com equipamento vindo de São Paulo para Santa Catarina    

03/12/2019 - 12h27 - Atualizada em: 03/12/2019 - 14h53

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Equipe médica registrou a cirurgia
Equipe médica registrou a cirurgia
(Foto: )

Dois bebês passaram por uma cirurgia ainda dentro da barriga da mãe, na segunda-feira (3), em Florianópolis. O procedimento foi essencial para garantir a sobrevivência dos pequenos catarinenses. As imagens divulgadas pela equipe médica mostram o momento em que o fetoscópio é introduzido na barriga da mãe e o cateter para cauterizar os vasos sanguíneos é inserido através dele.

A cirurgia foi necessária para corrigir a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, uma complicação que pode ocorrer nas gestações de gêmeos que estão dividindo a mesma placenta, porém em bolsas diferentes. Sem a intervenção, um dos bebês recebia mais fluxo sanguíneo e por isso estava com o desenvolvimento mais avançado.

Para realizar o procedimento, o fetoscópio foi trazido de São Paulo para Santa Catarina. Por meio deste equipamento, não é necessário o corte do abdômen da mãe para intervenção nos bebês.

Em Santa Catarina, a cirurgia já havia sido realizada em Blumenau. Em Florianópolis, é uma iniciativa para que as mães que precisam passar pelo procedimento ainda durante a gestação não precisem viajar até São Paulo. A paciente ficará internada por 36 horas na clínica Santa Helena.

Confira as imagens da cirurgia:

Leia as últimas notícias do NSC Total​

​​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas