Uma jovem de 19 anos precisou se agarrar a uma árvore durante o tornado que atingiu São José dos Pinhais, no Paraná. A câmera de segurança de uma residência registrou o esforço de Stefany Nascimento Cordeiro para não ser arrastada durante os ventos fortes que chegaram a 180 km/h, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Continua depois da publicidade
No vídeo (assista abaixo) é possível ver quando a jovem caminha no sentido contrário ao vento, atravessa a rua, no bairro Guatupê, e se agarra a uma árvore para tentar se proteger. Em seguida, com a queda de galhos, ela corre e acaba caindo no chão. A gravação é interrompida na sequência por causa da queda do sinal da câmera.
Quando tudo ocorreu, Stefany tinha acabado de sair do trabalho. Era por volta das 17h20min de sábado (10), quando chegou ao ponto de ônibus e se deparou com o vendaval que fazia as telhas das casas voarem. Ela diz que então decidiu retornar à empresa correndo. Foi quando abraçou a árvore em uma medida desesperada para salvar a própria vida, desabafou à emissora RPC, afiliada da Globo.
— Eu achei que ia morrer, eu pedia pela misericórdia de Jesus. Estou toda machucada, toda roxa. Fui atingida nas costas por um pedaço do portão de uma empresa que tinha ali. O portão subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas — afirma.
Assista ao vídeo da jovem
O bairro Guatupê foi um dos mais atingidos pelo tornado, de acordo com a Defesa Civil do Paraná. Segundo o órgão, 350 casas foram afetadas pelo vendaval, impactando cerca de 1,2 mil pessoas. Dois moradores chegaram a sofrer ferimentos leves. Houve quedas de árvores, danos à rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa.
Continua depois da publicidade




















