Uma mamãe e seu filhote de baleia-franca foram flagrados brincando na praia de Itapirubá Norte, no Sul de Santa Catarina. A visita especial foi registrada nesta terça-feira (24) pelo Instituto Australis, por meio de um drone. O instituto analisa ainda que as marquinhas suaves na pele e a cor acizentada do filhote mostram que se trata de um recém nascido.

Continua depois da publicidade

O filhote já nasceu com cerca de quatro metros de comprimento e aproximadamente cinco toneladas, segundo o instituto, que monitora mamíferos marinhos como a baleia-franca. O “pequeno” nasceu de uma baleia que já havia sido avistada pela equipe no dia 16 de junho.

A bióloga Karina Groch, diretora do Instituto Australis, explica que as fêmeas da espécie se dirigem até as praias do Sul para o nascimento de filhotes e escolhem a região mais segura para “esse momento tão especial do ciclo de vida da baleia-franca”.

Para ela, é importante que o instituto registre e acompanhe o nascimento dos mamíferos para “dar continuidade ao ciclo de vida aqui no nosso litoral”.

Ela afirma que a temporada de avistamento de baleia começou mais cedo neste ano, sendo iniciada no final de maio, com o pico da temporada reprodutiva das baleias francas acontecendo em setembro.

Continua depois da publicidade

— Até lá, nós vamos ter a chegada de uma maior quantidade de baleias. Estamos com uma expectativa para que seja mais uma excelente temporada e depois, a partir de setembro, temos uma diminuição no número, que também é normal. O nosso trabalho de monitoramento em breve vai começar de forma sistemática, mais intensiva aqui na região e vamos atualizando as informações — disse.

Veja o vídeo

Leia também

Vídeo mostra primeira baleia-franca da temporada 2025 no Sul de SC

Imagens encantadoras mostram chegada da primeira baleia da temporada em Florianópolis