Manifestantes realizaram carreatas em cidades de Santa Catarina a favor do presidente Jair Bolsonaro e contra o governador Carlos Moisés da Silva. Os atos aconteceram em Joinville e em Florianópolis durante o domingo (19).

Continua depois da publicidade

Em Joinville, segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 300 pessoas se reuniram próximo ao 68º Batalhão de Infantaria. A manifestação iniciou ainda pela manhã e, segundo a PM, não havia horário para terminar. Os manifestantes ocuparam calçadas e também saíram em carreatas nas ruas próximas ao Batalhão.

> Moisés assina manifesto de governadores em defesa da democracia e em apoio a Maia e Alcolumbre

A PM presta orientação. Conforme os policiais, é necessário que as guarnições acompanhem a carreata, identifiquem as pessoas que participaram e forneçam cada identificação ao Ministério Público para que sejam movidas ações contra essas pessoas, uma vez que esse tipo de situação está proibida momentaneamente em todo o Estado em razão da pandemia.

> Não temos tempo a perder com retóricas golpistas, diz Rodrigo Maia sobre Bolsonaro

Continua depois da publicidade

– Não é um momento adequado pra esse tipo de manifestação. Mas, se intervirmos, pode haver confusão – explicou o tenente Amaral da Polícia Militar.

Em Florianópolis manifestantes pedem impeachment do governador

Manifestação contra o governador Carlos Moisés
Manifestação contra o governador Carlos Moisés (Foto: Divulgação)

Na Grande Florianópolis, manifestantes se reuniram em frente ao 63º Batalhão de Infantaria, na rua General Eurício Gáspar Dutra. Cerca de 50 pessoas também pediaram o impeachment do governador Carlos Moisés da Silva.

O motivo, segundo alguns participantes, seria o decreto imposto pelo Governo Estadual com medidas de restrição em todo o estado por prevenção ao novo coronavírus. Para os manifestantes, a situação viola artigos da Constituição Federal que garantem o direito de ir e vir, como o artigo 5º, por exemplo.

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

“É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”, descreve o artigo 5º da Constituição.

Continua depois da publicidade

Em cartazes, além de pedir pelo impeachment do governador, manifestantes também demonstraram oposição ao Congresso, ao Supremo Tribunal Federal (STF), volta de um novo AI-5 e intervenção militar. A Polícia Militar está no local para fazer a segurança e orientar as pessoas a evitarem aglomerações.

Manifestação em Florianópolis pede a intervenção militar
Manifestação em Florianópolis pede a intervenção militar (Foto: Divulgação)

Assista ao vídeo da manifestação em Joinville:

Assista ao vídeo da manifestação em Florianópolis: