O asfalto da Avenida Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá, “derreteu” em meio a onda de calor no Sul de Santa Catarina. Em um vídeo gravado na segunda-feira (3) por um morador da cidade, é possível ver o homem pisando com um chinelo e a pista afundando levemente. No momento da gravação o município marcava 33°C nos termômetros, com sensação térmica de 39°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Assista ao vídeo
O caso registrado neste mês de março não foi o primeiro. No dia 11 de fevereiro, algo parecido aconteceu na mesma avenida, localizada no Centro da cidade. Segundo especialistas, um asfalto pode começar a derreter com temperaturas de aproximadamente 54°C.
Para o engenheiro André Supp, especialista e professor na área de pavimentação, a explicação para isso é o erro na composição do material da pista. Entre as hipóteses estão a dosagem excessiva de cimento asfáltico na mistura, a inadequação da granulometria dos agregados, entre outros aspectos.
Continua depois da publicidade
— Como em qualquer situação, o excesso pode ser prejudicial. Nesse caso, a quantidade de ligante asfáltico utilizada na composição da massa pode ter sido aplicada em excesso, o que contribuiu para a patologia observada, agravada pelas altas temperaturas registradas no dia da ocorrência — diz o engenheiro.
Na ocorrência registrada em fevereiro, a prefeitura de Maracajá emitiu uma nota informando que a empresa responsável pela obra seria notificada.
“Estamos verificando a situação com o nosso corpo técnico de engenheiros em conjunto com a empresa que realizou a obra em toda a extensão da Avenida Nossa Senhora da Conceição”, comunicou o governo municipal, em nota.
Já em relação ao fato ocorrido na última segunda-feira (3), a reportagem do NSC Total entrou em contato com a administração, que até o momento não retornou.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vítima de afogamento no Litoral de SC era presidente de sindicato no RS: “Grande perda”