Um vídeo que circula nas redes sociais mostra diversos carros e móveis sendo arrastados por uma enxurrada causada pelas fortes chuvas que atingem Ubá, cidade de Minas Gerais, desde a madrugada de terça-feira (24). Em determinado momento, um carro chega a ser “engolido” pela água (assista às imagens abaixo). Na cidade, há pelo menos seis mortes confirmadas. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

Além das mortes confirmadas pela prefeitura da cidade, um rio transbordou na noite de segunda-feira (23), e a Avenida Beira Rio ficou tomada pela água.

Assista ao vídeo dos carros sendo levados por enxurrada

Chuvas causam estragos em Minas Gerais nesta segunda-feira

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, as chuvas deixaram 16 mortos e 440 pessoas desabrigadas.

Na madrugada desta terça-feira (24), a cidade decretou estado de calamidade pública, e as aulas foram suspensas em todas as escolas da rede municipal. O Corpo de Bombeiros também realiza buscas por pelo menos 45 desaparecidos.

Continua depois da publicidade

Em Matias Barbosa, o prefeito decretou estado de calamidade pública devido à enchente que atingiu diversas regiões do município.

Veja fotos dos estragos em Juiz de Fora

Estado está sob alerta vermelho para acumulado de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira um alerta vermelho, de “grande perigo”, para acumulados de chuva em áreas de seis estados do Brasil. O aviso é válido até as 23h59min de quinta-feira (27).

Entre as regiões em alerta, estão a Zona da Mata mineira, onde os municípios de Juiz de Fora e Ubá registraram mais de 20 mortes em decorrência da chuva, entre segunda e esta terça-feira. Há registros de desabamento de edificações e deslizamentos de terra, além de alagamentos e transbordamentos de rios.

Continua depois da publicidade

A previsão do Inmet indica chuva superior acima de 100 milímetros por dia. Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco, conforme o instituto.

Veja as regiões em alerta vermelho

Minas Gerais

  • Zona da Mata
  • Vale do Rio Doce
  • Oeste de Minas
  • Sul/Sudoeste de Minas
  • Campo das Vertentes
  • Metropolitana de Belo Horizonte
  • Vale do Mucuri

Espírito Santo

  • Central Espírito-santense
  • Noroeste Espírito-santense
  • Sul Espírito-santense
  • Litoral Norte Espírito-santense

Rio de Janeiro

  • Sul Fluminense
  • Noroeste Fluminense
  • Baixadas
  • Centro Fluminense
  • Metropolitana do Rio de Janeiro
  • Norte Fluminense

Continua depois da publicidade

São Paulo

  • Vale do Paraíba Paulista
  • Litoral Sul Paulista
  • Metropolitana de São Paulo

Bahia

  • Sul Baiano

Paraná

  • Metropolitana de Curitiba