Um vídeo gravado de dentro das estruturas montadas para a COP30 em Belém, no Pará, mostra as chamas de um incêndio de grande proporções consumindo pavilhões da chamada blue zone, espaço onde se reúnem os negociadores e ministros. As chamas chegaram até o teto do pavilhão. O fogo já foi controlado, de acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Continua depois da publicidade

A suspeita é de que o fogo possa ter começado no Pavilhão da África, por volta das 14h. Em entrevista para a jornalista Andréia Sadi, já há duas hipóteses para a origem do incêndio: falha em um gerador ou curto-circuito em um stand.

Por conta de se tratar de uma área altamente inflamável, a energia elétrica precisou ser cortada no local e os geradores também foram desligados. O vídeo também mostra uma correria generalizada para que o ambiente fosse evacuado o mais rapidamente possível.

Apesar do local estar lotado no momento do incêndio, não houve feridos, de acordo com Sabino. Entretanto, três pessoas precisaram ser hospitalizadas após inalar fumaça no incêndio, segundo informações do repórter Guilherme Balza, da GloboNews.

Veja o vídeo

Continua depois da publicidade

Trabalhos paralisados na COP30

Os trabalhos na conferência foram paralisados na COP30. A UNFCCC, entidade da Organização das Nações Unidas responsável pelo evento, afirmou que será realizada uma checagem de segurança pelos bombeiros no local, com uma atualização da retomada ou não dos trabalhos por volta das 16h.

Área de pavilhão dos países

Nesta área, ficam as exposições oficiais das delegações nacionais e internacionais para a COP30. Esses pavilhões ficam um ao lado do outro logo na entrada da Blue Zone, com estandes para realização de debates, mesas temáticas e apresentações de projetos relacionados ao tema da COP30: o clima.

No pavilhão, ficam locados observadores, representantes técnicos e instituições parceiras e, ali, funciona como um espaço reservado para que sejam feitas apresentadas estratégias, soluções e iniciativas relacionadas às negociações climáticas.

Veja fotos do incêndio

Continua depois da publicidade

*Com informações da GloboNews e do g1