Pelo menos 32 pessoas morreram após uma ponte colapsar e causar desabamento em uma mina de cobre e cobalto no Congo, país africano. O acidente aconteceu no sábado (15), na província de Lualaba, e imagens do momento circulam nas redes sociais. As informações são da Reuters e AP News.

Continua depois da publicidade

Como aconteceu acidente

Conforme os jornais internacionais, a ponte do complexo de mineração de Kalando desabou devido à superlotação. Uma fonte do Serviço de Apoio e Orientação à Mineração Artesanal e de Pequena Escala do Congo, conhecido pela sigla em francês SAEMAPE, ainda afirmou que o acidente foi “causado por pânico, supostamente desencadeado por disparos de militares que faziam a segurança do local.”

Veja fotos

Em uma coletiva de imprensa, o ministro do Interior da província, Roy Kaumba Mayonde, relatou que o local estava fechado, devido aos alertas de fortes chuvas e risco de deslizamentos.

— Apesar da estrita proibição de acesso ao local, garimpeiros ilegais forçaram a entrada na pedreira — disse.

Na tentativa de sair do local, os mineiros teriam se “amontoado” uns sobre os outros, o que teria ampliado a tragédia. Um funcionário da agência de mineração do Congo afirmou à Reuters que 20 pessoas foram levadas para hospitais da região em estado crítico.

Continua depois da publicidade

A Iniciativa para a Proteção dos Direitos Humanos solicitou a abertura de uma investigação independente para apurar o papel dos militares nas mortes, citando relatos de confrontos entre mineiros e soldados.

Confira momento do acidente na mina