São Paulo foi atingida por uma ventania histórica nesta quarta-feira (10), com rajadas que atingiram 98 km/h, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os fortes ventos, causados pela passagem de um ciclone extratropical, provocaram diversas destruições na capital paulista e região metropolitana: mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem luz, 231 árvores foram derrubadas, voos foram cancelados e parques precisaram ser fechados. Não há registros de mortos ou feridos. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Os ventos começaram ainda na manhã de quarta-feira e seguiram intensos até a noite. De acordo com meteorologistas, a longa duração do vendaval surpreende especialistas e não tem precedentes na capital paulista. A maior rajada foi registrada na Lapa, Zona Oeste, e chegou a 98,1 km/h.
— É um ciclone muito amplo. Mesmo distante, a circulação gera ventos fortes em boa parte do Sul e Sudeste — explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) à TV Globo.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 235 semáforos ficaram apagados por falta de energia, 20 por falhas e cinco em amarelo piscante. Os parques Ibirapuera, Horto Florestal, Parque Estadual Cantareira, Eucaliptos, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Tenente Faria Lima e Lajeado seguiam fechados na manhã desta quinta-feira.
Os fortes ventos também provocaram caos nos aeroportos de São Paulo. Entre essa quarta a quinta-feira, mais de 340 voos foram cancelados no Aeroporto de Guarulhos e de Congonhas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Enel, concessionária que atende a capital e outras 23 cidades da região metropolitana, a Grande São Paulo seguia com quase 1,5 milhão de imóveis sem energia nesta quinta-feira, sendo pouco mais de 1 milhão só na Capital.
Além de São Paulo, o ciclone também causou estragos no Sul do país. Em Florianópolis, foram registrados alagamentos, deslizamentos, danos em residências e outros estragos. A tempestade fez o dia virar noite em questão de minutos na Grande Florianópolis na tarde de quarta-feira.
Veja os vídeos
Veja lista de maiores rajadas de vento, segundo a Defesa Civil
- 98,1 km/h: Lapa, às 12h40min;
- 96,3 km/h: Aeroporto de Congonhas, às 12h;
- 81,2 km/h: Santana, às 12h50min;
- 79,6 km/h: Aeroporto Campo de Marte, às 13h.
Ciclone também afetou Florianópolis
Continua depois da publicidade










