Um vídeo publicado nesta quinta-feira pela Polícia Militar mostra como o atendimento por telefone através do 190 salvou a vida de dois bebês que haviam afogado com leite. As duas ocorrências, que envolveram uma criança de 6 meses e outra de apenas 6 dias, ocorreram num período de três dias — uma no sábado e a outra na segunda-feira — e foram atendidas pelo mesmo policial na Central Regional de Emergência de Itajaí (CRE).
Continua depois da publicidade
O áudio dos telefonemas mostra o desespero das mães ao verem que os bebês não conseguiam respirar. Em um dos casos, uma outra pessoa assume o telefone e diz que a mãe do bebê havia desmaiado.
Sargento Fernando Mafra, responsável por salvar a vida dos bebês, tem experiência de 20 anos na polícia, boa parte desse tempo dedicado ao atendimento ao número 190. Uma bagagem que, para o coordenador da CRE Itajaí, major Edio Fiorentini, fez a diferença. Segundo ele, todos os policiais militares passam por um curso básico de socorro 120 horas durante a formação.
— O mínimo de conhecimento, todos têm. Mas o que faz a diferença é a identificação com a temática, a tranquilidade, como o policial está psicologicamente quando recebe ligações dessa natureza. No caso do sargento Fernando, conta ainda o tempo que ele tem na função — diz.
As ligações para o 190 em casos de saúde — e não para Bombeiros e Samu — não chega a ser comum, de acordo com major Fiorentini. Mas ocorre em situações de desespero:
Continua depois da publicidade
— São casos extremos, quando as pessoas não sabem mais o que fazer. Isso mostra que é o primeiro numero que vem à mente quando a pessoa desesperada — afirma.
Os dois bebês socorridos por telefone passam bem.
Assista ao vídeo: