Imagens feitas durante uma abordagem mostram a ação violenta de policiais militares contra um homem e uma mulher em um posto de gasolina de Braço do Norte, no Sul do Estado, na madrugada deste sábado (7). Ao imobilizar a mulher, um agente chega a jogá-la no chão. Em nota, a Polícia Militar informou que vai instaurar uma sindicância para apurar a conduta dos policiais. A polícia informou que a operação ocorreu por suposta venda de drogas no posto de gasolina.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo


Gravadas por uma testemunha, as cenas mostram que um policial militar se aproxima já apontando uma arma, e fala para que um rapaz vire de costas. Ele obedece e o policial começa a revistá-lo. O homem grita diversas vezes: “ai, meu braço”.

Uma mulher se aproxima do local, aparentemente filmando com o celular. Outro policial grita para ela se afastar, e logo em seguida a puxa pelo braço e a imobiliza com violência no chão. A moça repete diversas vezes: “calma, moço, eu não fiz nada”.

Enquanto isso, o outro policial imobiliza o rapaz e parece dar um tapa na cabeça. Além de reclamar de dor, o homem pede desculpas ao policial e à moça imobilizada. No momento em que a viatura chega ao local, a moça é solta, mas o rapaz segue imobilizado.

O que diz a PM

No início da tarde deste domingo, a Polícia Militar informou que está ciente da operação e que será instaurada uma sindicância para apurar a conduta dos policiais envolvidos. Contudo, a entidade não divulgou detalhes da ocorrência, como o motivo do acionamento da PM no local.

Continua depois da publicidade

Confira a nota na íntegra

“A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), conforme informações preliminares, informa que tomou conhecimento de uma abordagem policial ocorrida na madrugada de sábado, 7, em um posto de combustível na cidade de Braço do Norte.

Diante dos fatos, a PMSC esclarece que será instaurada sindicância, por meio da Corregedoria daquela unidade, para apuração dos fatos e análise da conduta dos policiais militares envolvidos.

A Polícia Militar de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a legalidade, a ordem pública e o respeito aos direitos fundamentais.”

No final da tarde de domingo, a Polícia Militar divulgou uma nova nota, na qual afirma que foi até o posto de gasolina após receber informações sobre uma suposta prática de tráfico de drogas. Dois homens teriam sido abordados e quatro comprimidos de ectsasy apreendidos. Um terceiro homem teria interferido no procedimento, o que levou a abordagem registrada no vídeo. Confira a nota na íntegra:

Continua depois da publicidade

“A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informa que, na madrugada deste sábado, dia 7, por volta das 3h30, atendeu a uma ocorrência no bairro Trevo, no pátio de um posto de combustível, no município de Braço do Norte.

Durante rondas no local, uma guarnição recebeu informações sobre a prática de tráfico de drogas. Dois homens foram abordados, sendo localizados quatro comprimidos de ecstasy com um deles. O outro não possuía ilícitos e foi liberado.

No decorrer do atendimento, segundo informações preliminares, um terceiro indivíduo passou a interferir no procedimento policial, proferindo ofensas e ameaças, motivo pelo qual também foi abordado. Durante a ação, houve resistência e desobediência, sendo necessárias medidas de contenção.

Para garantir a segurança dos envolvidos, todos foram encaminhados até à frente da Delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte para que os procedimentos legais cabíveis pudessem ser adotados. Após assinarem Termo de Compromisso de Comparecimento em audiência, posteriormente foram liberados no local.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar ressalta que a atuação e as circunstâncias da ocorrência serão analisadas conforme os protocolos institucionais.”