Uma serpente conhecida como cobra-cipó foi encontrada entre as plantas de um jardim em uma casa no bairro Sertão do Maruim, em São José, na Grande Florianópolis, nesta segunda-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, ela foi encontrada ao lado de uma piscina.

Continua depois da publicidade

Conhecida como cobra-cipó, a Chironius exoletus é uma espécie de cobra que tem diferentes variações. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas são peçonhentas, outras não, mas a capturada na rua Julieta Henriqueta da Silva em específico não era venenosa.

O animal estava ao lado de uma piscina e estava agitado, conforme os bombeiros. A guarnição a capturou com a ajuda de uma pinça e a soltou em uma área de mata. No vídeo, é possível ver a rapidez que a cobra “escapa” para a mata.

Veja o vídeo

Cobra-cipó pode chegar a um metro de comprimento

Segundo o Instituto Butantan, a cobra-cipó é conhecida por ser mais fina e ter porte mediano, que pode chegar a um metro de comprimento quando se torna adulta. Por essas características, ela é conhecida pela agilidade e rapidez, e pode ter comportamentos variados, sendo dócil e agressiva em diferentes situações.

Se ela se sentir ameaçada, ela também pode morder. Entretanto, não é uma cobra capaz de matar seres humanos, de acordo com o Butantan.

Continua depois da publicidade

O biólogo Paulo Horta afirma que por prevenção e precaução, é fundamental evitar o contato e chamar o Corpo de Bombeiros. No entanto, para ele, a presença da cobra no local é uma boa noticia “por estarmos vendo que representantes da fauna, fundamentais para o equilíbrio ecológico da nossa mata atlântica, ainda estão presentes”.