O Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis recebeu uma ação especial nesta quinta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Super-heróis visitaram o hospital e alegraram as crianças internadas para o tratamento. Na ação, os voluntários deixaram os pequenos rasparem seus cabelos, em demonstração de solidariedade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A vice-presidente da Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), Zélia Maria Silva Rocha destacou o impacto positivo nas crianças ao verem os heróis cortando o cabelo, assim como eles:

— A primeira coisa que acontece quando as crianças entram em tratamento é perder o cabelinho. E a gente sabe que não é fácil para elas, por isso elas adoram essas atividades.

Um dos voluntários, Fernando Moro, que estava fantasiado de homem de ferro, tirou sua máscara e deixou as crianças cortarem seu cabelo. Ele revelou que:

Continua depois da publicidade

— A gente fica sem palavras pra descrever o que é estar dentro de um evento como esse, de tamanha importância. Estamos aqui para tentar de alguma forma transformar a vida das crianças.

Márcio Farias, o voluntário que se vestiu de homem aranha, descreveu que o sentimento de participar da ação é muito bom:

— A gente tenta doar um pouco de amor. Tentamos passar força para as crianças e para a família.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A médica oncologista Ana Paula Freund reforça que esse percentual pode ser revertido com o diagnóstico precoce:

— A mãe precisa levar a criança regulamente ao médico pediatra. Ele é o profissional mais capacitado para examina-la e identificar se aquela criança tiver algo de errado. Assim ela pode ser encaminhada ao oncologista mais cedo, porque quanto mais cedo ela chega no serviço de referencia, maiores são as chances de cura.

Continua depois da publicidade

Veja como foi a ação

Vídeo da ação contra o câncer infantil

(Vídeo: Cristiano Gomes)

*Sob supervisão de

Leia também

Novembro Azul: SC realiza mutirão de cirurgias de câncer de próstata

Outubro Rosa: câncer de mama entre homens trans também merece atenção

Outubro Rosa: SC é o Estado com maior incidência de câncer de mama no Brasil

Destaques do NSC Total