Uma casa foi completamente arrancada com os fortes ventos provocados pelo ciclone extratropical que atua com influência em Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (7) em Dionísio Cerqueira. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos cinco pessoas ficaram feridas na cidade e foram levadas ao hospital. O município precisou decretar situação de emergência por causa dos estragos.

O forte temporal aconteceu por volta das 16h30min, especialmente na comunidade de Jorge Lacerda e Gleba União. Os ventos fortes provocaram destelhamentos, queda de árvores e danos em cerca de 60 residências.

Uma escola e uma igreja foram atingidas por destelhamentos, e um ônibus escolar foi impactado por uma queda de árvore na região. Ao todo, 30 pessoas estão desalojadas e cinco vias foram interditadas.

Vídeos gravados por moradores mostram o tamanho do rastro de destruição deixado pelos fortes ventos. Em um registro, uma das moradoras mostra como ficou a região em que a casa foi arrancada. Residências destelhadas, portões arrancados, postes tortos… Tudo isso com a força do vento. Em determinado momento, a mulher foca no local onde a casa estava.

Continua depois da publicidade

— Sobrou só o piso — diz a moradora.

A Defesa Civil auxilia na entrega de lonas, desobstrução das vias, no levantamento dos estragos e na orientação dos moradores que tiveram residências atingidas.

Veja o vídeo

Decreto de emergência

O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial na noite desta sexta-feira. De acordo com a Defesa Civil municipal, foram 200 pessoas afetadas, sendo 50 famílias, além de cinco feridos.

— Amanhã bem cedo a gente vai estar fazendo esse mutirão, para a gente estar desobstruindo as estradas, com a equipe de obras, com as máquinas, recolhendo os lixos da rua, também com a equipe, com as motosserras, para liberar o acesso. Também vamos fazer levantamentos da Defesa Civil para ver quantas telhas que foram destruídas, se precisa kit de higiene, kit de limpeza, kit de cesta básica, colchão — detalha Igor Caramori, Coordenador da Defesa Civil de Dionísio Cerqueira.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Ventania em Itapiranga

Moradores de Itapiranga, também no Oeste de Santa Catarina, registraram a ventania e as fortes chuvas caindo na região. A Defesa Civil informou que todas as regiões do Estado devem enfrentar instabilidades nas próximas horas e orienta a população a seguir os avisos oficiais e evitar áreas de risco.