nsc
    hora_de_sc

    Natureza

    Vinte pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis

    Após passar por tratamento veterinário, eles retornaram ao habitat natural

    03/08/2020 - 12h43

    Compartilhe

    Lariane
    Por Lariane Cagnini
    pinguins
    Cada um dos animais recebeu um chip que permitirá o acompanhamento, caso reapareçam em outra região
    (Foto: )

    Vinte pinguins resgatados este ano na costa de Santa Catarina foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (3). Os animais da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) passaram por tratamento veterinário e, após a estabilização do quadro clínico, retornaram ao habitat natural. 

    Painel do Coronavírus: confira dados atualizados das cidades de SC no mapa

    Esse é o primeiro grupo a ser liberado na natureza desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos executado pela Petrobras em parceria com a R3 Animal. Cada um dos animais recebeu um chip que permitirá o acompanhamento, caso reapareçam em outra região.

    Economize água; quase não chove na 1° quinzena de agosto em SC

    Os pinguins encontrados nas praias brasileiras, em sua grande maioria, estão em seu primeiro ano de vida e não resistem a longa viagem de migração, segundo a veterinária da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas.

    pinguin
    Eles serão monitorados por meio de um chip
    (Foto: )

    - Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias - explica Cristiane.

    Muitos são encontrados machucados por embarcações, petrechos de pesca ou afetados pelos resíduos sólidos. A equipe de monitoramento avalia todos os animais marinhos encontrados e, quando necessário, eles são encaminhados para o atendimento veterinário.

    Beto Carrero World explica "mudança de nome" e acaba com mistério

    Em Santa Catarina, ainda estão em reabilitação 25 pinguins, que, assim que estiverem restabelecidos, também serão devolvidos à natureza.

    pinguin
    Pinguins foram soltos na manhã desta segunda (3)
    (Foto: )

    Monitoramento de praia

    O PMP da Bacia de Santos é o mais recente dos PMP da companhia, foi criado em 2015 e está presente em quatro estados do Sudeste, desde Laguna até Saquarema, no Rio de Janeiro. São quetro projetos dessa natureza em todo país, estruturados e executados pela Petrobras.

    A nova gasolina vai pesar no bolso? Mudança no padrão do combustível vale a partir de hoje

    Os projetos de monitoramento trabalham em parceira com as comunidades locais. Ao avistar baleias, lobos ou leões-marinhos, golfinhos, pinguins, aves e tartarugas marinhas nas praias, vivos ou mortos, a população deve acionar o PMP da sua região.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas