A Sapecada da Canção Nativa foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Lages. A decisão unânime da Câmara de Vereadores ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (22), com a aprovação do Projeto de Lei nº 011/2025.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O festival é considerado o primeiro do gênero em Santa Catarina e desde então integra ininterruptamente a programação da Festa Nacional do Pinhão. A Sapecada é uma das principais vitrines da música nativista do Brasil, reunindo artistas de todo o Sul e promovendo o intercâmbio de tradições e gerações.

Com a sanção da lei pelo Poder Executivo, o evento passa a ter respaldo legal como manifestação de interesse público e cultural, o que viabiliza o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao fomento, registro e preservação da iniciativa.

A proposta, segundo a justificativa do projeto, visa destacar e proteger o festival que carrega a essência do cotidiano dos povos sulistas, sendo referência de identidade para as futuras gerações. O texto agora segue para sanção do Poder Executivo.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a 31ª Sapecada da Canção Nativa e a 23ª Sapecada da Serra Catarinense integram a programação oficial da 35ª Festa Nacional do Pinhão e acontecem entre os dias 13 e 15 de junho, no centro de Lages.

Leia mais

Quem era servidora que morreu em grave acidente de moto em rodovia do Meio-Oeste de SC

Trilha da Santa Cruz reúne mirante, balanço e cachoeiras na Serra de SC

Investimento milionário viabiliza 1ª estação de monitoramento da qualidade do ar da Serra de SC