Abandonar o sutiã em casa é um prazer para muitas, sinônimo de liberdade. Mas, já imaginou as consequências de uma vida sem essa peça? Essa é uma questão complexa que levanta debates entre profissionais de saúde.

Continua depois da publicidade

Será que a ausência do sutiã é tão inofensiva quanto parece ou traz riscos e benefícios ocultos? A discussão sobre usar ou não sutiã envolve muito mais que moda. Envolve fisiologia, bem-estar e escolhas pessoais.

Entender as diferentes perspectivas dos especialistas é crucial para decidir o que é melhor para seu corpo. Prepare-se para desvendar mitos e verdades sobre o suporte mamário e sua influência em sua vida, segundo o portal grego Love Yourself.

O dilema da flacidez é central

Sherry Ross, especialista em saúde da mulher, é categórica: “sem um suporte adequado e duradouro, o tecido mamário vai esticar e cair, independentemente do tamanho dos seios”. Segundo ela, a ausência de sutiã leva à queda e murcha gradual dos seios.

Continua depois da publicidade

Contudo, Andrea Madrigrano, cirurgiã de mama, oferece outra visão. Para ela, a densidade dos seios é chave para a flacidez. Seios maiores, com mais gordura, são mais propensos a cair. Seios menores, por outro lado, não ganham “benefício estrutural” relevante do sutiã.

Ambas as especialistas concordam que a flacidez mamária é multifatorial. Variáveis como peso, genética, gravidez e amamentação são mais determinantes. O tamanho grande dos seios também é um fator contribuinte, segundo a Dra. Ross.

A falta de suporte adequado pode causar dores

Atividades intensas, como correr, sem sutiã podem provocar trauma e dor, especialmente para mulheres mais velhas. Ross relata dor aguda, queimação, sensibilidade ou pressão nos seios. A intensidade varia de leve a severa, podendo durar horas ou meses, conforme a anatomia feminina.

Continua depois da publicidade

Para mulheres com seios volumosos, usar sutiã previne dores nas costas e melhora a postura. Seios pesados forçam os músculos do peito, costas e ombros. O suporte do sutiã alivia significativamente essa tensão, transferindo o peso e promovendo maior conforto e bem-estar.

Quebrando paradigmas

O ginecologista Lucky Sekhon, por exemplo, sugere que o uso constante do sutiã enfraquece os ligamentos de suporte dos seios, acelerando a flacidez. Ele defende que, ao contrário do mito, os seios ficam “mais firmes e arredondados” sem sutiã, com seios grandes levando mais tempo para ajuste.

Deixá-lo de lado por alguns dias pode ser benéfico, especialmente para quem lida com irritações e erupções. O acúmulo de suor sob os seios, comum com o uso contínuo, pode causar acne, inflamação, vermelhidão e coceira.

Continua depois da publicidade

Muitas se perguntam sobre o impacto de períodos sem sutiã, Madrigrano diz que a resposta exata é incerta, devido a tantos fatores envolvidos. Mas, uma boa notícia é que, para quem usa sutiã diariamente, algumas semanas de ausência “não terão um efeito significativo” na flacidez ou dor.

A escolha de usar ou não sutiã em casa é, fundamentalmente, pessoal e baseada no conforto. “Algumas mulheres me disseram que optam por não usar sutiã porque não se sentem confortáveis ou não precisam de suporte”, afirma a especialista.

Leia também

Por que nutricionistas recomendam iniciar as manhãs com uma bebida especial dessa fruta

Colocar limão no berço ajuda o bebê a dormir? Veja o que dizem os pediatras