Você está procurando por uma receita fácil e vegana, que seja versátil para consumir com diversos alimentos? Então essa opção a seguir é a escolha perfeita para acabar com a sua vontade de doce. Confira o passo a passo.

Continua depois da publicidade

Imagine um creme de chocolate cremoso, intenso e naturalmente doce que conquistou famílias inteiras, sem uma gota de açúcar refinado, lactose ou ingredientes ultraprocessados. Essa é a promessa dessa sugestão, uma alternativa 100% vegetal às pastas de avelã industrializadas.

Vegana, anti-inflamatória e sustentável, a receita usa sementes subestimadas como base e vira obsessão no café da manhã ou lanche da tarde. O passo a passo da receita foi ensinado no canal do Youtube pensandoaocontrario. No vídeo, a cozinheira explica o preparo de forma simples. Confira.

Origens Modernas de uma Alternativa Saudável

Ingredientes

  • ¼ xícara de sementes de abóbora (sem casca);
  • ¾ xícara de sementes de girassol (sem casca);
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% puro;
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
  • 4 colheres de sopa de xilitol (ou ajustável: taumatina a gosto, ou açúcar mascavo/mascavo para versão com açúcar);
  • ¼ xícara de leite vegetal (arroz, aveia ou amêndoa; água como substituto em último caso).

Continua depois da publicidade

Veja vídeo com passo a passo

Primeiro, pré-aqueça o forno a 180°C. Espalhe as sementes de abóbora e as sementes de girassol em uma assadeira. Asse por cerca de 10 minutos, ou até as sementes de girassol dourarem e as de abóbora incharem ligeiramente. O tempo varia por forno.

Em seguida, transfira as sementes tostadas para um processador de alimentos potente. Bata por um ou dois minutos até formar uma pasta grossa e oleosa.

Junte o cacau em pó, o extrato de baunilha, o xilitol e o leite vegetal. Processe por mais dois ou três minutos, raspando as laterais se necessário, até obter uma textura lisa e cremosa. Prove e ajuste o adoçante.

Continua depois da publicidade

Transfira para um pote de vidro. Feche bem e refrigere. Sirva em pães integrais, frutas, recheios de bolo ou puro.

Receita é ótima para celíacos

A doença celíaca é uma condição autoimune crônica do intestino delgado desencadeada pela ingestão de glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio.

De acordo com o Dr. Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal e membro titular do Colégio Brasileiro De Cirurgia Digestiva (CBCD), a condição é caracterizada pela dificuldade do organismo em absorver nutrientes como o glúten, e pode surgir em qualquer fase da vida.

Continua depois da publicidade

“Em pessoas com doença celíaca, o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, atacando e danificando a mucosa do intestino delgado. Isso leva à inflamação e à deterioração das vilosidades intestinais, estruturas responsáveis pela absorção de nutrientes”, resume.

O tratamento da doença celíaca é centrado em uma mudança na dieta, pois não há cura para a condição e não existem medicamentos que possam eliminar os sintomas. Por isso, sugestões de pratos sem glúten são aliados para quem segue essa dieta.

*Com informações da internet