Em comunicado emitido nesta sexta-feira (31), a Volkswagen anunciou que todos os modelos de carro lançados pela marca no Brasil a partir de 2026 terão versões híbridas, ou seja, que funcionem tanto com combustão quanto com eletricidade.
Continua depois da publicidade
A novidade acompanha uma medida do Governo Federal, que autoriza o BNDES a investir na produção de carros elétricos no Brasil. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, inclusive, esteve presente na coletiva de imprensa em que a montadora alemã anunciou a iniciativa dos modelos híbridos, realizada em uma das fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também estava no evento.
Leia mais: Praticidade: 5 acessórios bons e baratos para ter no carro
– Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in, que representam nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial – afirmou Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Continua depois da publicidade
Investimentos da Volkswagen
A presença dos políticos na coletiva de imprensa da Volkswagen não foi por acaso. A montadora fez um financiamento de aproximadamente R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES para custear a produção das versões híbridas a partir do ano que vem, aproveitando a medida anunciada recentemente pelo Governo Federal.
Leia mais: 5 modelos com bons custos-benefícios para ser o primeiro carro
Nos próximos anos, a Volkswagen planeja investir mais de R$ 20 bilhões na América Latina, especialmente nos modelos híbridos.
O primeiro modelo
A montadora confirmou, durante a coletiva, que o primeiro modelo híbrido será produzido na fábrica de Anchieta já no ano que vem, mas não informou qual será o modelo. Uma das possibilidades é de que seja o Virtus, um dos SUVs da empresa.
O primeiro carro híbrido da montadora vai combinar eletricidade com etanol.
Leia também
7 hábitos que ajudam a preservar a bateria do carro
Gasolina ou etanol: qual combustível rende mais e qual é mais barato?




