Acabou o mistério. Depois de meses em pré-apresentações, a Volkswagen revela por inteiro seu novo SUV compacto. O Tera chega às lojas dia 5 de junho com preços a partir de R$ 99.990.
Continua depois da publicidade
O Tera, o quinto lançamento da Volkswagen no Brasil da ofensiva de 17 novos produtos até 2028, é um SUV totalmente brasileiro, desenvolvido e desenhado por uma equipe liderada por José Carlos Pavone, em Taubaté (SP).
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros
Para enfrentar uma concorrência crescente, o novo Tera foca em segurança e conectividade para reforçar seu posicionamento. São grandes as expectativas da marca para este lançamento: antes mesmo de iniciar as vendas, a Volks já o iguala a Fusca e Gol.
Continua depois da publicidade
Primeiro Volks com IA
O Tera nasce junto com o Otto, a primeira Inteligência Artificial da Volkswagen desenvolvida no Brasil, liderada pela equipe da VW Tech com parceria da Accenture Brasil.
O Otto é um assistente virtual que utiliza modelos de linguagem avançados (LLM) para oferecer respostas personalizadas e evoluir com base nos comandos dos usuários, ativado pelo comando “Fala, Otto!”.
Integrado ao app Meu VW 2.0 e ao VW Play Connect, ele oferece funcionalidades relacionadas ao veículo, como informações de autonomia, manutenção e saúde do carro, além de consultas ao manual e respostas à internet.
O Otto também se conecta a aplicativos de navegação e será disponibilizado oficialmente no segundo semestre de 2025, inicialmente nas versões Comfort e High. Para acessar o sistema será necessário fazer uma assinatura. A Volks vai oferecer diferentes pacotes e isenção de valores sob condições.
Continua depois da publicidade
Identidade visual
Com design totalmente brasileiro, o Tera marca uma nova identidade visual da Volkswagen no Brasil, com traços fluidos e uma silhueta harmoniosa a partir da plataforma MQB-A0, a mesma do Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. O projeto destaca proporções que transmitem altura, robustez e força, especialmente na dianteira e na coluna “C”.
As rodas foram dimensionadas para harmonizar o volume da carroceria com uma postura dinâmica, com linha de cintura alta e teto esportivo que acentua o caráter de SUV.
A iluminação de LED, com assinatura diferenciada, e as lanternas traseiras têm efeito “click-clack” – luzes que se acendem e apagam de forma sequencial, criando uma sensação de movimento ao piscar.
O novo Tera está disponível com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e 1.0 TSI de 116 cv. A versão MPI possui câmbio manual de cinco marchas, enquanto a TSI também usa essa transmissão. As versões Comfort e High vêm com transmissão automática de seis velocidades.
Continua depois da publicidade
Segurança “democratizada”
O Tera se destaca pela segurança: desde a versão de entrada traz seis airbags, frenagem autônoma de emergência com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de detecção de fadiga do motorista e monitoramento de pressão dos pneus.
Conforme a versão traz ainda controle de cruzeiro adaptativo, assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Versões e preços
O Tera MPI custa R$ 99.990, preço limitado ao primeiro lote de 999 unidades. Depois disso, passará para R$ 103.990. O modelo de entrada conta com rodas de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia VW Play de 10”, sensores de estacionamento traseiro, vidros e retrovisores elétricos e faróis e lanternas em led. Destaque para segurança: pela primeira vez em um SUV compacto de câmbio manual, o Tera conta com frenagem autônoma de emergência, 6 airbags e detector de fadiga.
A versão acima TSI MT (R$ 116.990), com motor turbo e manual, adiciona rodas de 16”, aplique de tecido no painel e volante multifuncional com acabamento premium. Como opcionais, VW Play Connect (com internet embarcada e conexão independente) por R$ 1.590 e rodas de liga leve de 16” (R$ 1.720).
Continua depois da publicidade
A configuração Comfort TSI AT (R$ 126.990) agrega às demais rodas de liga leve de 16”, transmissão automática, VW Play Connect e shift paddles atrás do volante.
A topo de linha High TSI AT (R$ 139.990) tem a mais rodas de 17”, luz ambiente, ar-condicionado digital e automático, quadro de instrumentos de 10,25”, aplique de vinil no painel (macio ao toque), bancos em revestimento premium, câmera auxiliar de estacionamento e carregamento de celular por indução.
Uma quinta configuração é uma série especial de lançamento que agrega o pacote Outfit The Town Edition (R$ 142.290) e conta com rodas escurecidas de 17”, acabamento exclusivo e badge alusivo ao Festival The Town.
O VW Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: preto Ninja e branco Cristal (sólidas), cinza Platinum (metálica) e as inéditas vermelho Hypernova, prata Lunar e azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O azul Ártico, assim como o preto Ninja, são opções sem custo adicional.
Continua depois da publicidade
Expansão internacional
O novo SUV compacto da Volks será comercializado inicialmente no Brasil e expandirá sua presença para 20 países em dois continentes (América Latina e África), representando uma iniciativa global da Volkswagen do Brasil na ampliação de sua linha de SUVs.
“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados”, afirmou Ciro Possobom, CEO & presidente da Volkswagen do Brasil.
Veja fotos do VW Tera
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
Marca se alia à Apple para transformar carro em iPhone sobre rodas
Brasileiros lideram interesse por este tipo de carro na América Latina