publicidade

Educação
Navegue por

Educação

Volta às aulas na rede estadual de ensino tem 911 novos professores

Estudantes retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (11), em mais de 1 mil escolas

11/02/2019 - 09h10 - Atualizada em: 11/02/2019 - 09h27

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Governo do Estado planeja avaliação específica para alunos da rede pública
Governo do Estado planeja avaliação específica para alunos da rede pública
(Foto: )

Os estudantes que retornaram às salas de aula, na rede estadual de ensino de Santa Catarina, nesta segunda-feira (11) vão encontrar 911 novos professores. Os docentes aprovados em concurso público foram efetivados no começo deste ano e já começam a lecionar junto com os colegas, nas 1.073 escolas espalhadas pelo Estado.

Segundo a Secretaria da Educação, 534 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais. Neste ano, uma das novidades é que parte deles vai ser submetida a uma avaliação de desempenho específica, nos moldes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Conforme a SED, essa avaliação será produzida com a ajuda da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) e com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Um grupo técnico será criado nas próximas semanas para definir as diretrizes do projeto.

A ideia é que essa avaliação ajude a secretaria a direcionar políticas públicas de ensino que possam atender melhor aos alunos, conforme as necessidades de cada região do Estado.

Parcerias para o ensino integral

A SED informou que pretende ampliar as parcerias existentes com os Institutos Ayrton Senna e Natura para oferecer aulas de reforço em disciplinas como português e matemática, além do desenvolvimento de valores e competências, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação e criatividade.

Essas aulas serão oferecidas no contraturno, para alunos do ensino médio. Em 2018, o projeto envolveu cerca de 3,4 mil alunos, em todo o Estado. Neste ano, 31 escolas devem oferecer essa modalidade.

O número, no entanto, é menor do que o esperado, já que duas instituições desistiram de implantar o conceito. Segundo a secretaria, isso se deve a questões de gestão das escolas, que podem incluir desde a falta de infraestrutura, até a baixa procura dos pais e alunos por essa modalidade de ensino. Apesar disso, a pasta acredita que mais escolas devem aderir ao modelo ao longo deste ano.

Início do ano letivo atrasado

Atenção: oito escolas em SC não vão começar o ano letivo no dia 11. São elas:

Rio Fortuna

EEB Nossa Senhora de Fátima

Motivo: programo o início do ano para o dia 12, juntamente com as aulas do município, por conta do transporte escolar

Imaruí

EEB Professor Luiz Felix Barreto

EEB Prefeito Pedro Bittencourt

EEB Professora Eulina Heleodoro Barreto

Motivo: transporte escolar ainda em licitação

José Boiteux

EIEF Vanhecu Patte

EIEF Luzia Meiring Nunc Nfoonro

EIEB Laklano

Motivo: transporte escolar ainda em licitação

São José

EEB Nossa Senhora da Conceição

Motivo: enxurrada

10 salas serão liberadas dia 18 de fevereiro

Mais 10 serão em 45 dias

Aulas em Florianópolis

Em Florianópolis, as aulas da rede municipal também começam nesta semana, mas só na quarta-feira (13). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 30 mil estudantes retornam às salas de aula. Os professores, porém, já estão trabalhando em reuniões pedagógicas para planejar as aulas deste ano.

Segundo a prefeitura, todas as 36 escolas de ensino fundamental e os 78 núcleos de educação infantil devem voltar às atividades normalmente. Para quem ainda não matriculou as crianças, há 2.124 vagas no ensino fundamental.

Na educação infantil, a situação é um pouco diferente. Segundo a secretaria, ainda há vagas em instituições na região central, mas quando se olha para toda a cidade, cerca de 1 mil crianças aguardam vagas.

A prefeitura promete reduzir esse déficit com a abertura de novas unidades. Entretanto, ainda não há perspectiva de zerar a fila da educação infantil.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação