nsc
santa

Educação

Volta às aulas presenciais em Blumenau tem data definida

Retorno dos estudantes às escolas poderá ocorrer no fim deste mês; entenda

12/10/2020 - 14h36 - Atualizada em: 12/10/2020 - 14h58

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Aulas presenciais serão retomadas no dia 26 de outubro.
Aulas presenciais serão retomadas no dia 26 de outubro.
(Foto: )

Blumenau definiu na manhã desta segunda-feira (12) a data de retorno das aulas presenciais da rede pública municipal: 26 de outubro. Para os pais que optarem pela volta dos filhos às salas de aula, a retomada será gradual, e começa com os anos finais do ensino fundamental, infantil e EJA. Ou seja: podem voltar às escolas no fim deste mês os estudantes do 5º ao 9º ano, do primeiro grupo do pré-escolar, e do supletivo.

> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A volta do ensino presencial em Blumenau tem como base a matriz de risco para o coronavírus definida pelo governo do Estado. Como o Médio Vale do Itajaí está na condição “alta” — e não grave, como no início de setembro — existe a possibilidade de retomar as aulas nas próprias escolas. Para isso, a prefeitura criou o Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais, que vai embasar as estratégias daqui para frente.

O retorno será escalonado e por grupos, dependendo da quantidade de crianças e adolescentes que voltarão às classes. Isso significa que os pais terão de entrar em contato com as escolas ou com os Centros de Educação Infantil (CEIs) para sinalizar o interesse e inscrever o estudante para a retomada. Na prática, o aluno irá uma semana para o colégio, e na outra acompanhará as aulas pela internet.

Já os estudantes cujos pais quiserem deixá-los em casa — independentemente do motivo —, poderão continuar assistindo às aulas pelo Google Sala de Aula.

Como ficam as escolas privadas?

Além de definir a data do retorno gradual das aulas presenciais nas unidades pública de ensino, a prefeitura de Blumenau também deu liberdade às escolas privadas. Instituições como o Bom Jesus, Sagrada Família, Barão, entre outros, terão autonomia para definir quando e como retomam as aulas — desde que respeitadas todas as normas para evitar a propagação da Covid-19.

Leia também

Live com Sônia Bridi marca os 30 anos da tragédia no Garcia, em Blumenau

Colunistas