O retorno da Chapecoense à Série A do Campeonato Brasileiro vai muito além das quatro linhas do campo. A presença do clube na elite do futebol nacional já começa a refletir diretamente na economia de Chapecó, especialmente nos setores de comércio, serviços, hotelaria, gastronomia e turismo.
Continua depois da publicidade
A última participação da Chape na Série A foi em 2021, período marcado pela pandemia da Covid-19, quando restrições sanitárias e queda no consumo impactaram severamente a economia em todo o país. Cinco anos depois, o cenário é diferente. Com a retomada dos eventos esportivos com público e maior circulação de pessoas, a expectativa é de uma temporada positiva para diversos segmentos da cidade.
A vinda de torcedores de outras regiões para acompanhar os jogos na Arena Condá deve movimentar restaurantes, bares, hotéis e o comércio local, além de impulsionar o turismo e eventos paralelos que acontecem ao longo da competição.
Conforme a NSC TV, no Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, a projeção é de aumento significativo no fluxo de passageiros nos próximos meses, acompanhando o calendário de jogos da Chapecoense como mandante. Já no setor hoteleiro, a expectativa é de crescimento de cerca de 10% na procura por reservas durante a temporada da Série A.
Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Gustavo Gisi, a movimentação econômica varia conforme o horário e o dia das partidas, mas o impacto é percebido ao longo de toda a competição.
Continua depois da publicidade
— Depende muito dos horários dos jogos. Quando é à noite, como acontece em dias de semana, tem um público que chega mais próximo do horário da partida, principalmente o público regional. Já quando os jogos são no fim de semana, no sábado, no fim da tarde ou no domingo, a gente percebe um grande público regional vindo para Chapecó — disse.
Além do impacto direto nos estabelecimentos, a Série A também fortalece a imagem da cidade a nível nacional, ampliando a visibilidade de Chapecó como polo regional de negócios, turismo e eventos esportivos, já que a expectativa é que a Arena Condá esteja lotada em diversas partidas.
