Um idoso de 83 anos foi picado por uma cobra da espécie jararaca, que é uma das mais venenosas do Sul do Brasil. O homem trabalhava em um sítio em São Bento do Sul quando ocorreu o incidente na manhã desta quarta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os bombeiros militares foram chamados para socorrer a vítima, que após ser picada pela serpente, se deslocou até o Centro da cidade. Ao ser atendido pelos socorristas, o idoso já apresentava alguns sintomas da intoxicação pelo veneno como vômito e visão turva. Apesar disso, seus sinais vitais estavam normais.
O homem recebeu o atendimento pré-hospitalar ainda no Centro do município e, depois, foi levado ao Hospital e Maternidade Sagrada Família para receber o soro contra o veneno da jararaca.
Quais são as cobras mais comuns em SC
Características da cobra jararaca
As serpentes da espécie jararaca podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. De acordo com a Fiocruz, essas cobras podem medir cerca de 1,20 metro.
Continua depois da publicidade
Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.
Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do Governo Federal.
Leia também
Cobra “assiste” ao nascer do sol na areia da praia e até entra no mar em SC
Cobra se “esconde” no quarto, assusta família e dá trabalho aos bombeiros em SC
Criança de 7 anos é picada por maior serpente venenosa do Sul do Brasil em Blumenau









