O voo livre está proibido no Pico do Atalaia, em Itajaí. A decisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é do ano passado, mas somente agora a restrição veio à tona. A Associação de Parapente de Itajaí e região tenta reverter a situação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp

A Polícia Militar diz ter sido informada pelo Decea no começo do mês, com um pedido de fiscalização. A área autorizada para voos foi cancelada para veículos ultraleves e balões em setembro de 2022. Entre os ultraleves estão os não motorizados, como asa delta e parapente; e motorizados.

Ainda conforme a PM, denúncias foram feitas nos últimos dias por pilotos de aeronaves que notaram parapentes fora da área do Pico do Atalaia. A atitude pode resultar em infração administrativa e, em caso de colocar vidas em risco, crime previsto em lei.

Com o aviso à PM e o assunto sendo divulgado, a Associação descobriu o cancelamento da área de voo. Segundo o presidente do órgão, Eduardo Peirão, a autorização que estava vigente há anos foi cancelada pelo antigo solicitante, mas um novo pedido foi enviado ao Decea ainda no começo de março.

Continua depois da publicidade

— É um documento que você não precisa ficar renovando, então não ficamos sabendo do cancelamento — explica.

Com o anúncio de que a PM fiscalizará a questão, os voos foram interrompidos enquanto o Decea não se manifesta sobre a renovação da autorização. O NSC Total questionou o Departamento, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Leia mais

Adolescente é apreendido em Camboriú suspeito de armar emboscada para matar jovem