A votação para o Oscar acaba nesta terça-feira (18), às 22h. Os cerca de 10 mil votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tiveram uma semana para escolher seus favoritos entre os indicados ao prêmio. A cerimônia está marcada para o dia 2 de março, com transmissão pela TV Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias, incluindo a principal da noite, de Melhor Filme. O longa de Walter Salles também concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
O campeão de indicações foi Emília Pérez, nomeado em 13 categorias. Os filmes O Brutalista e Wicked vêm depois na lista de mais indicados, com 10 nomeações, cada um. Já Conclave e Um Completo Desconhecido tiveram oito indicações, cada um.
Quais as chances de Ainda Estou Aqui
Continua depois da publicidade
Como funciona a votação para o Oscar
Neste ano, a votação permite que todos os membros da Academia escolham em todas as categorias. Anteriormente, eles votavam apenas dentro da própria área, exceto nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
A maioria das categorias é decidida pelo filme ou profissional que recebe mais votos. No entanto, para a categoria de Melhor Filme, a votação segue o método preferencial, no qual os eleitores classificam os filmes indicados por ordem de preferência, de um a 10.
O vencedor precisa receber 50% dos votos em primeiro lugar (ou seja, cerca de 5 mil votos). Caso nenhum filme alcance essa porcentagem na primeira rodada, o filme com menos votos como primeira opção é eliminado e os votos são redistribuídos para a segunda escolha destes votantes, até que um filme obtenha a maioria necessária. Isso visa garantir que o vencedor seja o mais “consensual”.
Leia também
Fenômeno nos cinemas, Ainda Estou Aqui atinge R$ 3,5 milhões em bilheteria em SC




