nsc
    santa

    Eleições 2020

    Votação por região de Blumenau mostra que 2º turno das eleições seria diferente em 10 bairros

    Atual prefeito, Hildebrandt vence em todos os bairros, mas segunda posição foi dividida entre Kleinübing, Alba, Tramontin e Ana Paula Lima; confira

    18/11/2020 - 06h26 - Atualizada em: 18/11/2020 - 06h29

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Em ordem alfabética, Ana Paula Lima (PT), João Paulo Kleinübing (DEM), Mário Hildebrandt (Podemos), Odair Tramontin (Novo) e Ricardo Alba (PSL).
    Em ordem alfabética, Ana Paula Lima (PT), João Paulo Kleinübing (DEM), Mário Hildebrandt (Podemos), Odair Tramontin (Novo) e Ricardo Alba (PSL).
    (Foto: )

    A liderança com folga que Mário Hildebrandt (Podemos) teve sobre João Paulo Kleinübing (DEM) no primeiro turno das Eleições 2020 em Blumenau fica ainda mais evidente quando se olha para a votação nos bairros: o atual prefeito foi o primeiro colocado em todos os 26 que são divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O resultado de Kleinübing é o que chama a atenção. Apesar de ter ficado em segundo na votação, o ex-prefeito não teve hegemonia na vice-liderança em todos os bairros. Pelo contrário. Em sete deles, por exemplo, Odair Tramontin (Novo) teve uma votação melhor que a de JPK. Em dois, Ricardo Alba (PSL) foi melhor que o democrata e em um deles Ana Paula Lima (PT) foi a segunda colocada. 

    É isso que mostra um levantamento feito pelo Santa com base nos dados divulgados pela Justiça Eleitoral. O arquivo disponibilizado, porém, não detalha a quantidade de votos nulos, brancos e abstenções por região. Os que não foram aos locais de votação ou que anularam a escolha somam 86.608 pessoas, número maior que o conquistado pelo atual prefeito no primeiro turno (68.222).

    Tramontin se destaca em sete bairros

    Kleinübing fez 24.957 votos, 2.111 a mais que Tramontin. Para sete bairros, a maioria da Região Central, o promotor de Justiça continuaria em campanha. Eleitores do Centro, Itoupava Seca, Escola Agrícola, Vila Nova, Água Verde, Badenfurt e Testo Salto preferiram Tramontin a Kleinübing. Na Itoupava Seca, onde a diferença foi maior, o estreante nas eleições fez 530 votos a mais que o ex-gestor municipal.

    Onde Alba foi o segundo

    O atual deputado estadual fez mais votos que Tramontin em oito bairros. Em dois deles, inclusive, conquistou a confiança de mais eleitores que Kleinübing.

    Diferente do terceiro colocado, Alba se destacou em lugares mais afastados da região central. É o caso do Garcia e Itoupavazinha, onde ele só perdeu para Hildebrandt. No Garcia, fez 135 votos a mais que Kleinübing. Na Itoupavazinha, 11. Já no Fidélis, Fortaleza, Nova Esperança, Progresso, Velha Grande e Vorstadt, Alba ficou à frente de Tramontin.

    No entanto, na Velha Grande perdeu para Ana Paula. Esse foi o único bairro em que a petista fez mais votos que os três prefeituráveis. Foram 403 contra os 217 de Kleinübing. Tramontin conseguiu 100 e Alba quase 200.

    Kleinübing na vice-liderança em 16 bairros

    Kleinübing sustentou o segundo lugar visto nas urnas em 16 dos 26 bairros: Da Glória, Fidélis, Fortaleza, Itoupava Central, Itoupava Norte, Nova Esperança, Passo Manso, Ponta Aguda, Progresso, Salto do Norte, Tribess, Valparaíso, Velha, Velha Central, Vila Itoupava e Vorstadt. 

    O TSE reúne os dados de alguns bairros e centraliza em outros, por isso áreas como Jardim Blumenau, Boa Vista, Fortaleza Alta, Victor Konder, do Salto, Ribeirão Fresco, Salto Weissbach, Vila Formosa, e Bom Retiro, por exemplo, não têm dados específicos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas