Entre os jogadores de futebol convocados da era Fernando Diniz na Seleção Brasileira está Yan Couto. O técnico interino assumiu a equipe em julho de 2023, mas a primeira convocação do lateral foi feita em outubro, durante a Data Fifa.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Yan Couto ficou com a vaga de Vanderson, que se lesionou antes do jogo do Brasil contra a Venezuela pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026. Atualmente emprestado para o Girona, o jogador chegou a ter uma contratação acertada com o Barcelona, mas acabou mudando de ideia.

No jogo de estreia com a Seleção Brasileira, Yan Couto chamou atenção pelo cabelo rosa. Confira, a seguir, a trajetória do brasileiro revelado no Coritiba e elogiado por Pep Guardiola.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Tudo começou em 2002, ano do Penta

Yan Bueno Couto tem 21 anos, nasceu em 3 de junho de 2002, ano em que o Brasil foi pentacampeão mundial. Natural de Curitiba, no Paraná, começou jogando futsal no Coxa. Só depois que o jogador migrou para o campo, onde permaneceu por dez anos.

Antes de fazer sua estreia jogando profissionalmente, Yan Couto foi vendido para o Manchester City por 6 milhões de euros. Na Seleção Brasileira Sub-17 ele se destacou fazendo parte do time que conquistou o mundial da categoria em 2019.

Em 2020, ele jogou sua primeira partida profissional pelo Coritiba no Campeonato Paranaense. Na época ele chegou a dizer que ficou triste por não ter jogado mais pelo clube que ama e torce desde pequeno e que gostaria de ter jogado o Campeonato Brasileiro.

Procurado por Barcelona e City na época, ficou impossível de recusar as propostas destes dois grandes clubes.

Continua depois da publicidade

Veja as 7 edições mais disputadas do Campeonato Brasileiro desde 2003

Yan Couto elogiado por Pep Guardiola

Antes de fechar com o Manchester City, Yan quase fechou com o Barcelona. O time espanhol chegou a oferecer 5 milhões de euros pelo passe do lateral. Quando o negócio estava quase fechado, o City fez uma proposta maior e melhor. Um elogio do treinador Pep Guardiola teria sido decisivo na sua ida para o City.

— De última hora, o Pep (Guardiola) viu meus jogos, gostou muito do meu estilo de jogo, do que fiz no Mundial. Disse que sou um grande jogador, que sou muito promissor. Também falou que tenho que praticar meu inglês, que tem que ser melhor do que o do Gabriel Jesus quando ele chegou — disse na ocasião.

Empréstimo para o Girona

Contratado pelo Manchester City, Yan Couto nunca chegou a jogar pelo clube inglês. O City acabou emprestando o brasileiro para o Girona, da Espanha, e logo em seguida para o Braga, de Portugal. Em 2022, o jogador voltou ao Girona e fez 26 partidas na temporada, marcando um gol.

O lateral também foi indicado ao prêmio ‘Golden Boy’ em 2022, que elege o melhor jogador sub-21 do futebol europeu. Na temporada 2023/24, Yan Couto virou titular absoluto no Girona, e já fez sete jogos. O clube está muito bem no Campeonato Espanhol, na parte de cima da tabela.

Continua depois da publicidade

Yan Couto e o cabelo rosa

A cor do cabelo de Yan Couto logo chamou a atenção da torcida quando ele foi convocado para a Seleção Brasileira. Em entrevista, ele disse que tratava-se de uma homenagem à irmã, que tem o rosa como cor preferida.

– Minha família, pra mim, é tudo. Estão comigo nos melhores e piores momentos. A cor preferida da minha irmã é rosa, quando eu fiz o cabelo ela ficou muito feliz. Mas eu fiz mais o cabelo para falar para minha família que esse ano era meu, queria fazer uma grande temporada, estou conseguindo jogar agora na Europa, na minha melhor versão. O cabelo não é para me achar nem nada, sou muito tímido, é mais para eu olhar no espelho todo dia e ver que sou uma nova pessoa, e que posso mostrar em campo meu melhor momento.

Galeria com momentos da carreira de Yan Couto

Relembre início de carreira de Yan Couto e saída dele do Coritiba para o Man City

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Catarinense Medalhista Olímpico vai ganhar homenagem no Carnaval 2024

Quem é o novo executivo do Figueirense, que vem do Cruzeiro

Avaí encaminha acerto para renovação com meio-campista

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total