As medidas de isolamento social para frear a contaminação pelo novo coronavírus geraram novos hábitos. Para adaptar a rotina de trabalho e as atividades do dia a dia, o YouTube tornou-se uma das ferramentas mais comuns entre brasileiros e pessoas pelo mundo todo. A plataforma de vídeos divulgou a lista de cinco temas em alta nesse período de pandemia: home office, estudos em casa, receitas rápidas, relaxamento e exercícios são os conteúdos mais procurados na rede social.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba mais sobre o novo coronavírus
> Lives de hoje: veja o cronograma das transmissões ao vivo
Os dados revelam novas preocupações ou novos hábitos adquiridos já que a maioria das pessoas tem mais tempo em casa. A mudança do formato de trabalho e a restrição de shoppings, academias ou escolas, por exemplo, também motivaram o crescimento de visualizações dos vídeos de Youtubers destes segmentos.
> VÍDEO: Shopping de Blumenau reabre com muito movimento e apresentação musical
Continua depois da publicidade
Home office
A maioria das empresas começou a adotar o trabalho remoto de casa como substituição às atividades presenciais. Como consequência, canais de dicas sobre o assunto viram a audiência aumentar nas últimas semanas. De acordo com o Google, as pesquisas por termos como “trabalho remoto” e “home office” atingiram nível recorde tanto na plataforma de buscas como no YouTube.
Estudos em casa
Estudar em casa também exige adaptação de muitos estudantes. As aulas virtuais ou guiadas são uma das opções de quem precisa. Os alunos do Brasil e do mundo estão consumido cada vez mais vídeos com a temática “estude comigo”, uma tendência que surgiu e ganhou força originalmente em 2019.
Desde janeiro deste ano, as visualizações dos vídeos com “estude comigo” no título mais do que dobraram se comparadas ao mesmo período no ano passado, segundo o Youtube.
> VÍDEO: catarinense de 7 anos dá dicas para manter o foco na quarentena do coronavírus
Refeições rápidas
Mais tempo em casa significa mais tempo para comer em casa. Para encontrar inspiração, usuários do Youtube estão procurando mais por conteúdos que possuam receitas. De março de 2019 para março de 2020, as buscas por vídeos de receitas cresceram 45%. O levantamento do Youtube mostra ainda que as publicações com receitas rápidas são ainda mais procuradas.
Continua depois da publicidade
Menos estresse, mais relaxamento
O período é de incertezas e apreensão, para muita gente, não tem como negar. É natural ter novas preocupações. Por isso, vídeos de meditação e yoga cresceram no interesse dos usuários. Outros conteúdos inusitados, como como a construção de aquários com plantas feitos especialmente para peixes Betta, assim como toda a sorte de vídeos do popular ASMR (sigla para Autonomous-Sensory Meridian Response, ou "resposta sensorial autônoma do meridiano") também despertaram mais buscas.
Somente em 2020, os acessos aos vídeos de meditação aumentaram 35% em relação a 2019. Além disso, os views e uploads de vídeos de ASMR nunca foram tão altos.
Exercício em casa
Os frequentadores regulares das academias agora têm encontrado diferentes formas de se exercitar em casa com a ajuda de YouTubers. Com mais de 8 mil canais, a comunidade fitness no YouTube é bastante forte e abrangente em relação à modalidade dos exercícios: há aulas de aeróbica, treino intensivo sem aparelhos, alongamento — e muito mais.
Globalmente, a busca por vídeos sobre "treino em casa" aumentou mais de 55% no mês de março em comparação com a média do ano anterior5. Mesmo em tempos difíceis, as pessoas estão buscando sincronizar os horários habituais de treino à quarentena.
Continua depois da publicidade