De Norte a Sudeste, o Brasil está em alerta para tempestades e chuvas fortes a partir desta segunda-feira (19) com a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema que deve trazer acumulado de 300 milímetros de chuva até o final da sexta-feira (23), segundo o Meteored. O fenômeno deve trazer, também, a possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Meteored, o sistema será suportado por um rio atmosférico, com os ventos circulando em altos e baixos níveis da atmosfera. Dessa forma, o fenômeno se comporta como uma “faixa” de nuvens carregadas de chuva, que vai do Sul e Leste da Amazônia até o Sudoeste do Oceano Atlântico.

Assim, o sistema deve trazer chuvas fortes nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste já a partir desta segunda-feira.

Quais são as recomendações para casos de chuva

Quais estados serão afetados pelas chuvas?

Cada estado deve ser afetado de uma forma diferente de acordo com o dia de atuação do sistema meteorológico. Na segunda-feira, o avanço de uma frente fria traz chuva sobre estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. Em Tocantins e Bahia, também serão formadas tempestades.

A Defesa Civil de Petrópolis, por exemplo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, emitiu um aviso meteorológico por causa da aproximação da frente fria e da formação da ZCAS. Segundo o órgão, a previsão indica pancadas de chuva variando de moderada a forte ou muito forte, com raios e rajadas de vento entre domingo e quarta-feira (21).

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (20), as chuvas volumosas se formam sobre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo o Meteored, esses devem ser os estados mais afetados pela chuva, enquanto a Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Amazonas, Rondônia e Acre também devem ser atingidos.

Na quarta-feira, todas as regiões citadas devem continuar sendo atingidas pelas chuvas.

O que a chuva pode causar?

Por ser de grande intensidade, a chuva pode causa alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Também há a possibilidade de falta de energia elétrica e queda de árvores.