Em uma viagem à França nesta quinta-feira (27), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Vladimir Putin deve morrer em breve. A declaração, feita à France TV, acontece em meio a rumores de que o líder russo estaria enfrentando problemas de saúde.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Ele [Putin] morrerá em breve, isso é um fato, e isso chegará ao fim — declarou Zelensky, depois de um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris.
De acordo com Zelensky, Putin teria enfrentado derrames, câncer e Parkinson. Uma imagem divulgada em 2022, em que o líder russo aparece curvado sobre uma cadeira, enquanto segurava uma mesa e falava de forma arrastada em uma reunião com o então ministro da Defesa Sergei Shoigu, teria aumentado os rumores de problemas de saúde.
A ida até Paris acontece para uma reunião com aliados. Por lá, Zelensky disse que acreditava que o fim do conflito pode ser alcançado ainda este ano. Contudo, o ucraniano rejeitou os termos russos, que pediam o fim do fornecimento de armas e inteligência a Kiev como pré-condição para um cessar-fogo total.
Continua depois da publicidade
Rússia e Ucrânia concordaram em encerrar os combates no Mar Negro e em acertar os detalhes para interromper os ataques às instalações de energia, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira (25), após três dias de reuniões diplomáticas.
Porém, nesta quarta-feira (26), os países trocaram farpas sobre a falta de compromisso em dar um fim ao conflito. Houve registro de novos ataques dos dois lados da fronteira, ainda que diálogos diplomáticos tenham ocorrido envolvendo autoridades de países negociadores como EUA e União Europeia.
*Com informações de O Globo
Leia também
Rússia ameaça não aceitar proposta de cessar-fogo em guerra contra Ucrânia; veja condições
Ucrânia aceita proposta dos EUA de cessar-fogo imediato por 30 dias com a Rússia