O que uma ilha na Grécia, uma península na Costa Rica e uma cidade no Japão têm em comum? Todos estes lugares são regiões ao redor do mundo onde as pessoas têm uma taxa excepcionalmente alta de longevidade. Estas áreas, conhecidas como “zonas azuis”, foram identificadas e estudadas por Dan Buettner, um explorador e escritor, juntamente com pesquisadores e demógrafos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

As características em comum destas regiões incluem uma dieta saudável, atividade física regular, forte senso de comunidade e propósito, assim como baixos índices de estresse e conexão com a natureza. Descubra como é a vida em alguns destes lugares e entenda o que faz estas comunidades terem uma alta taxa de longevidade.

Continua depois da publicidade

Conheça as “zonas azuis” e as características de seus moradores

*Fotos: Banco de imagens

Ikaria, Grécia

A ilha grega de Ikaria é conhecida por ter uma alta concentração de centenários e uma população em geral muito saudável. Isso se dá pois os moradores da ilha têm uma alimentação baseada em vegetais, legumes, verduras e sementes. O consumo de carne vermelha é limitado geralmente a uma vez por mês.

Península de Nicoya, Costa Rica

Esta região da Costa Rica tem uma alta concentração de pessoas idosas e saudáveis, possivelmente devido à sua dieta saudável e estilo de vida ativo.

Continua depois da publicidade

Loma Linda, Califórnia, EUA

Esta comunidade nos Estados Unidos é habitada por um grande número de adventistas do sétimo dia, que têm uma expectativa de vida longa devido à sua dieta vegetariana, estilo de vida ativo e forte apoio social.

Sardenha, Itália

A ilha italiana da Sardenha é conhecida por ter uma alta concentração de homens centenários, possivelmente devido à sua dieta mediterrânea e forte senso de comunidade.

Okinawa, Japão

Esta ilha japonesa tem uma das maiores concentrações de centenários do mundo, devido à sua dieta tradicional rica em vegetais, peixes e tofu, além de um estilo de vida ativo e apoio social entre os moradores.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Afinal, onde fica a Lagoa dos Patos e por que tem esse nome?

Destaques do NSC Total