O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba, local em que Gerson de Melo Machado, de 19 anos, foi morto ao invadir a jaula de uma onça em novembro, permanece fechado desde o ocorrido. O zoo deve ser reaberto na próxima semana e, até lá, novas medidas de segurança e protocolos estão sendo anunciados pela prefeitura de João Pessoa.
Continua depois da publicidade
A informação é proveniente de uma portaria assinada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, que afirma que há necessidade de regulamentação para “aumentar a segurança no acesso às áreas restritas” tanto para servidores, visitantes e, também, dos animais.
Ainda não há uma data, no entanto, para que o parque seja de fato reaberto. O que se sabe até o momento é que a retomada de atividades será feita de forma mais controlada, com o objetivo de avaliar a reação dos animais, como a leoa Leona, que atacou o jovem.
O parque já atende as exigências de órgãos de fiscalização, segundo o secretário, mas novas medidas de segurança como o efetivo reforçado da Guarda Municipal, e monitoramento com câmeras integradas ao programa Smart City, com identificação com inteligência artificial.
Entrada controlada no recinto dos animais
A entrada aos recintos dos animais também só será permitida a funcionários autorizados do parque, e de pessoas autorizadas pela diretoria técnica do estabelecimento, com uso de vestimenta adequada e aparatos de proteção.
Continua depois da publicidade
Para que outras pessoas entrem nos recintos, será necessário requerimento prévio, de acordo com a portaria. Também será “terminantemente proibido” a partir desta quinta-feira (10) entrar com celulares, câmeras fotográficas ou aparelhos similares nos recintos.
Leoa permaneceu isolada por alguns dias
Por ter passado pelo episódio, caracterizado como um nível elevado de estresse, a leoa Leona ficou isolada por alguns dias, tendo o comportamento observado. Ela já voltou para a jaula.
Segundo a Bica, mesmo com o retorno ao espaço, o animal continuará sendo monitorado por uma equipe multidisciplinar. Nos primeiros dias de isolamento, a leoa apresentou sinais de estresse, mas evoluiu positivamente.
Veja fotos da leoa
Relembre o caso
O caso ocorreu no dia 30 de novembro, quando Gerson invadiu a jaula da leoa. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o jovem escalando a estrutura e usando uma árvore como apoio para entrar no recinto, sendo atacado em seguida.
Continua depois da publicidade
No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas até o fim das investigações.






