Começou a distribuição nacional de 3,3 mil novos veículos destinados ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam se deslocar por mais de 50 km para receber atendimento.
A iniciativa parte do programa “Caminhos da Saúde” via Novo PAC e foca em garantir que o trajeto para consultas, exames e cirurgias deixe de ser um obstáculo ao tratamento.
Como funciona o serviço
Ao contrário do SAMU, que atende urgências, os novos veículos são dedicados apenas ao transporte agendado. O serviço é focado em pacientes com dificuldade de locomoção ou que realizam tratamentos regulares como fisioterapia e quimioterapia e necessitam do apoio do Estado para acessar as unidades de saúde.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a medida visa humanizar a jornada de quem vive no interior.
— Muitas pessoas precisam acordar de madrugada, viajar por horas e retornar apenas à noite, muitas vezes em condições precárias. É esse caminho do sofrimento que estamos transformando em uma jornada com dignidade, segurança e qualidade — declarou.
Eficiência para os municípios
Além do impacto direto no bem-estar do cidadão, a entrega direta a estados e municípios ajuda a combater os chamados vazios assistenciais. A renovação traz um alívio financeiro para as prefeituras, já que os novos veículos possuem motores mais modernos, menos poluentes e com menor custo de manutenção.
A nova frota foi projetada para ser versátil e inclusiva: todas as unidades contam com acessibilidade para cadeirantes e configurações adaptáveis conforme a necessidade de cada região, garantindo que nenhum tratamento seja interrompido por falta de transporte adequado.





