Senado promove segunda sessão sobre fim da escala 6×1, bandeira eleitoral de Lula

Presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP) sinalizou possibilidade de proposta ser votada na semana que vem, mas tema divide governo e oposição

Compartilhe:
Senado Federal discute escala 6x1

Senado Federal faz segunda reunião para discutir escala 6x1 (Foto: Marcos Oliveira, Agência Senado)

O Senado Federal faz nesta quinta-feira (7) a segunda reunião para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1, que reduz a jornada de trabalho no país.

Continua após a publicidade

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio e estava parada no Senado. A discussão foi retomada nesta terça-feira (6), mas o dia foi marcado por baixa presença de senadores da oposição. A maioria dos discursos foi de aliados do governo, que defenderam o fim da escala 6×1.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou a jornalistas que a votação pode ocorrer já na próxima semana. São necessárias ao menos cinco reuniões antes da votação da proposta, por se tratar de uma PEC.

Continua após a publicidade

Entenda mudanças sobre a escala 6×1

A aprovação do fim da escala 6×1 depende de aprovação por 3/5 do Senado, o que corresponde a 49 senadores, em dois turnos.

O presidente do Senado afirmou não querer que a proposta “contamine” as eleições e deixou em aberto a possibilidade de votar a proposta somente após o 2º turno da corrida presidencial, marcado para 25 de outubro.

O senador e candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL) já afirmou considerar a ação como “medida eleitoreira”. Ele defende um texto alternativo, que se basearia no “acordo entre trabalhador e empregador”.

A PEC do fim da escala 6×1 acaba com a jornada que tem seis dias de trabalho por semana por um de descanso, aplicando a escala 5×2, com cinco dias de atividade por dois de descanso semanais.