Anvisa aprova registro de primeira injeção para prevenir HIV

Ainda não há previsão de quando o medicamento será comercializado no país ou incorporado ao SUS

Compartilhe:
Anvisa aprovou registro de primeira injeção para prevenir HIV

(Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de medicamento Cabotegravir, injetável utilizado contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O remédio é uma profilaxia pré-exposição (PrEP) — ou seja, é utilizado para prevenir infecções.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (5). O medicamento será comercializado pela farmacêutica britânica GSK, que apresentou o pedido, mas ainda não há previsão para chegar ao mercado.

Continua após a publicidade

O Cabotegravir será comercializado sob o nome Apretude. Para que seja disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o remédio seja aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão colegiado do Ministério da Saúde. Ainda não há previsão de quando o medicamento será comercializado no país ou incorporado ao SUS.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total

Leia também

Polícia encontra sino doado por imperador Dom Pedro II a igreja tombada de SC

Veículos ficam destruídos e motorista morre após acidente entre carro e camionete em SC