Após vitória de Lula no 2° turno, cidades pelo Brasil registram cenas de violência e agressões nas ruas

Pessoas armadas, discussões e violência física foram registradas em vídeos publicados nas redes sociais desde a noite de domingo (25)

Compartilhe:
Agressões em festas em comemoração pelo resultado das eleições foram registradas em diversos estados (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Agressões em festas em comemoração pelo resultado das eleições foram registradas em diversos estados (Foto: Redes sociais, Reprodução)

A noite de domingo (25) e a madrugada de segunda-feira (26) foi marcada por brigas e violência física durante festas de comemoração pelo resultado do segundo turno das Eleições 2026, com a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. É o que denunciam eleitores de diversos estados do Brasil nas redes sociais, com registros de discussões e agressões físicas entre pessoas identificadas como de diferentes espectros políticos.

Continua após a publicidade

Na rede social X (ex-Twitter), pessoas compartilharam vídeos de um homem sendo espancado em Rio Verde, em Goiás, durante a madrugada. No registro, pessoas com camisas amarelas aparecem batendo no homem, enquanto outras tentam impedir, mas também acabam sendo agredidas. Na cidade, Flávio Bolsonaro (PL) teve 65,97% dos votos, e Lula teve 34,03%.

Outros vídeos na mesma cidade mostram pessoas armadas em brigas. A Polícia Civil de Goiás e a Polícia Militar ainda não se manifestaram. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do homem.

Continua após a publicidade

Em Grajaú, em São Paulo, outro vídeo mostra pessoas feridas na rua após festas de comemoração da vitória de Lula. Outro vídeo, em uma cidade não identificada, mostra pessoas discutindo e trocando socos. Muitas delas estão com camisas vermelhas, enquanto outras com camisetas amarelas.

Veja o vídeo

Veja fotos

Quando ocorre a posse de Lula? 

O presidente e o vice-presidente da República eleitos em 2026 serão empossados em 5 de janeiro. Os governadores e vice-governadores também terão nova data, com posse em 6 de janeiro.

Desde a promulgação da Constituição de 1988, a data de posse ocorria sempre no dia 1º de janeiro para esses cargos. Antes de 1988, os chefes do Executivo eram empossados em 15 de março. 

A posse dos chefes dos executivos federal e estaduais em dias diferenciados possibilita aos novos governadores participarem da cerimônia do presidente e de seu vice em Brasília, algo que não ocorria anteriormente, já que os eventos aconteciam no mesmo dia.