A Polícia Civil de Santa Catarina estuda a criação de um concurso público para a vaga de delegados e psicólogos. O objetivo é tentar suprir uma espécie de “apagão” que o efetivo teve nos últimos anos. Ao todo, seriam 60 contratações, que ainda não têm data para ocorrer, para delegacias de todo o Estado.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, o pedido inicial era de 30 vagas para delegados e 77 para psicólogos. Mas, para se moldar a atual situação econômica do Estado, houve um ajuste. Sendo assim, seriam 30 vagas para cada uma das funções.
— Diante disso, o grupo gestor está analisando os dados e os impactos financeiros para permitir a contratação da banca de concurso e o governador anunciar o lançamento do edital — explica.
Como cães de ator de SC ajudaram na descoberta do crime no RJ
Ainda segundo Gabriel, SC não tem concurso para psicólogo desde 2010. Já para delegado, o último ocorreu em 2014, o que gerou um “apagão” no efetivo. Santa Catarina tem, atualmente, 425 delegados, enquanto o ideal seria 510. Ao menos 48 unidades estão sem titular.
— Estamos com várias unidades sem delegados no Estado, só que a lei só me permite a contração de 30 vagas para delegado-substituto — diz.
Não há previsão de quando o concurso será lançado, já que ele ainda está na fase de estudos.
Em 11 de maio, a Polícia Militar publicou edital para o concurso público para carreira de praças e oficiais. Ao todo, são 550 novas vagas, sendo 500 para soldados e 50 para oficiais.
Leia também:
Adolescente morto por tiro acidental tinha ido pela primeira vez à casa do amigo em Camboriú
Família procura mulher que desapareceu após entrar em ônibus para Tubarão
Pescador irregular que causou morte de 12 tartarugas em Barra Velha é multado em R$ 65 mil
