STF pode decidir nesta quarta se descriminaliza porte de drogas no país

Julgamento aguarda há oito anos para voltar a ser discutido em plenário

Compartilhe:

Até o momento, três ministros votaram no processo, todos a favor de algum tipo de flexibilização (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Após oito anos de discussões, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode descriminalizar o porte de drogas no país em julgamento que será retomado nesta quarta-feira (2). O caso começou a ser analisado pela Corte em 2015, mas foi adiado em diversas vezes, inclusive com pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O assunto estava previsto para ser colocado em pauta em junho deste ano, mas foi adiado em função das sessões destinadas ao julgamento do ex-presidente Fernando Collor.

Continua após a publicidade

Até o momento, três ministros — Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes — votaram, todos a favor de algum tipo de flexibilização da posse de drogas.

Descriminalização do porte de drogas é votada no STF nesta quarta-feira; veja o que pode mudar

Repercussão geral

O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006).

As penas previstas são advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento à programa ou curso sobre uso de drogas.

Continua após a publicidade

Rosa Weber deve pautar aborto, marco temporal e porte de drogas no STF antes de aposentadoria

O recurso sobre o assunto tem repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.

Continua após a publicidade

Leia também 

Disputa antiga entre Casan e prefeitura de Joinville chega ao STF

Tese da legítima defesa da honra para justificar feminicídio é invalidada pelo STF