A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou se despedir de um bravo agente nesta segunda-feira (6), agora aposentado do serviço policial: trata-se do cão farejador Bili. Após nove anos de serviços prestados à corporação em Santa Catarina, o pastor belga malinois poderá, enfim, viver uma fase de descanso, que já começou com um bolo especial feito pelos antigos colegas de trabalho e com um banho de rio.
Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Bili nasceu em 2013, recebeu um treinamento ainda filhote e, já no ano seguinte, passou a combater o crime nas rodovias catarinenses junto à PRF, fazendo uso de seu faro apurado. Ao longo da carreira policial, o cachorro foi herói em diversas apreensões, segundo a PRF, que relembrou um caso de 2021 em que Bili detectou 15 quilos de cocaína e outros três de crack escondidos na lataria de um carro.
A despedida do serviço ocorreu na Unidade Operacional da PRF na BR-163 em Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, promovida pela equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC). Os agentes prepararam um bolo feito com a ração preferida do cachorro, enfeitado ainda com biscoitos caninos.
Fora da corporação, o cachorro passou a morar com um casal de São Miguel do Oeste, munícipio vizinho ao da sede do GOC. O primeiro contato com os novos tutores ocorreu durante um banho de rio na região, onde Bili também pôde conhecer a cadela Lessie, que já pertencia à sua nova família.
Veja vídeo do banho de rio de Bili após aposentadoria:
Leia mais
VÍDEO: Jacaré resiste a tiros e volta à natureza em Florianópolis após reabilitação
VÍDEO: caminhão atravessa avenida em SC com casa inteira na carroceria
